Powered By Blogger

Montanhas do Paraná e do Brasil

Montanhas do Paraná e do Brasil

Compartilhe

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Preparação física no Montanhismo




Preparação física no Montanhismo
Tema:Montanhismo
Autor: Carlos Vageler

O montanhismo é uma atividade muito complexa, que engloba uma série de modalidades e técnicas auxiliares nem sempre exclusivas da mesma. Esta complexidade é muito atrativa para o estudo da fisiologia esportiva.

Antes de uma discussão mais ampla devemos conceituar os termos atividade física e esporte aplicados ao montanhismo , pois o que existe atualmente , devido a exposição constante na mídia, é uma grande confusão na sua nomenclatura.

Atividade física é qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulta em gasto energético maior que os níveis de repouso (GASPERSEN ). Para o esporte uma definição mais precisa é difícil, mas uma das mais aceitas é que é um sistema ordenado de práticas corporais de relativa complexidade que envolve atividades de competição institucionalmente regulamentadas, que se fundamenta na superação de marcas/resultados anteriores estabelecidos pelo próprio esportista (GENERALITAT DE CATALUNYA,1991) . Portanto o esporte, divide-se em competitivo e recreativo.

O montanhismo é praticado pela maioria apenas como lazer, outros o praticam como "filosofia de vida". As competições em estruturas artificias de escalada e também em rochas vem se tornando rotina para um número cada vez maior de atletas também.

Uma das técnicas auxiliares do montanhismo, em especial a descida em corda ou rapel, tem se destacado como alternativa mais simples de diversão e lazer, mas que erroneamente tem sido definido como esporte.

Um esporte é totalmente respeitado quando ele é bem definido, principalmente pela mídia. Cito o exemplo de uma repórter que definiu um grupo de jovens descendo em corda ao lado de uma cachoeira como "Alpinismo molhado".

Gafes a parte, o montanhismo aos olhos da fisiologia esportiva é uma atividade das mais completas para aperfeiçoamento das qualidades físicas do homem, tornando-se assim um excelente meio de se melhorar a aptidão física de um indivíduo.

A iniciação, o treinamento de um atleta, a preparação para montanha, o estresse ambiental e outros pontos importantes serão apresentados.

Normalmente, quando falamos em treinamento ligamos o termo a um atleta ou aquele indivíduo que vai a academia para dar uma "malhada". Na verdade, o TREINAMENTO

é uma soma de componentes que mais se adapta ao primeiro caso , sendo eles:

Preparação Física
Preparação Técnico-Motora
Preparação Tática
Preparação intelectual ou psíquica
No montanhismo, a preparação física é um dos componentes do treinamento que mais merece atenção pois é o mais exigido em sua prática, não tirando, é lógico, a importância das outras preparações, principalmente a técnico-motora e a psíquica.

O preparo físico é fundamental mesmo para um iniciante. Para escalar uma parede de graduação mínima, o indivíduo deve ter uma aptidão física razoável. Para iniciar no basquete ou futebol, um sedentário, obeso, que não faz nenhum tipo de exercício pode pelo menos se divertir alguns minutos, respirar fundo e continuar mais alguns, na parede de rocha provavelmente não levaria nem na brincadeira. Não é discriminatório não, é apenas característica do esporte.

Sem dúvida a melhor maneira de se preparar fisicamente para escalar é efetuando a própria escalada. As qualidades físicas básicas devem ser treinadas separadamente, como apoio.

A preparação de algumas dessas qualidades é muito importante:

Melhorar sua aptidão cardio-respiratória através de uma corrida ou caminhada com sobrecarga (mochila com peso nas costas ), aumentando sua resistência, aumentar sua força através de exercícios com peso, melhorando sua resistência anaeróbia. Alongamentos, antes e depois da escalada para aumentar sua mobilidade e evitar lesões.

O estudo do treinamento e seus componentes é uma matéria extensa e junto com o montanhismo se torna muito mais interessante e até polêmico pois estamos tratando de uma atividade esportiva das mais complexas, se não a mais, das modalidades existentes.

Fonte: Arquivo 360º

Nenhum comentário: