Powered By Blogger

Montanhas do Paraná e do Brasil

Montanhas do Paraná e do Brasil

Compartilhe

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Catalogando Montanhas - Pão de Loft




Muitos o conhecem como Pão de Ló, mas o nome verdadeiro é Pão de Loft, recebeu essa denominação por conta da sua forma peculiar, que muito lembra o tradicional bolo de origem portuguesa. Com 1.300 metros de altitude, essa elevação ocupa uma posição privilegiada, permitindo uma vista magnífica da capital, da Baia de Paranaguá e do restante da Serra do Mar, situado na Serra da Baitaca, dentro do município de Quatro Barras.
A caminhada se inicia na Trilha do Itupava, tem como proximidade o morro do Anhangava.  Antes mesmo de chegar às ruínas da casa do Ipiranga. Depois de passar pelo primeiro trecho de subida já é possível localizar o morro.


Como Chegar:
De ônibus é preciso pegar uma condução que sai do terminal do Guadalupe, é bom verificar os horários, pois nos finais de semana é bem distante um horário do outro. Depois de uma viajem de mais ou menos 45 minutos, chega-se no terminal de Quadro Barras, pegasse o ônibus Borda do Campo e mais 10 minutos você já está no ponto final, é só seguir as placas “Trilha do Itupava ou Anhangava”, o bom é se informar na base no IAP, o seu horário de atendimento é de segunda a segunda. De carro é preciso pegar a BR 116 sentido Quatro Barras, logo entre no município e, é seguir as placas.



A Trilha:
O seu começo é na base do IAP, o mesmo caminho da Trilha do Itupava, uma caminha de até 1h40 até o inicio da trilha, o ideal é se informar na base antes de começar a caminhada, mas, não é difícil de chegar. Depois de passar a pedreira abandonada, subir um trecho que leva até a antiga estrada, suba a mesma estrada sentido Ipiranga, desse mesmo ponto já é possível avistar o morro. Basta ficar atento, o começo da trilha está levemente aberta, e, é a única trilha disponível. Para não errar a trilha certa basta perceber que você vai subir levemente. Do começo da trilha até o cume leva em torno de 40 minutos de subida.



Informações gerais.
Não é possível acampar lá em cima, para evitar aborrecimento é bom se informar no IAP sobre esse assunto, não há clareiras disponíveis, e, é proibido pelo IAP. Na trilha não tem marcações, a possibilidade de se perder é baixa.


Tempo total de trilha: 2h sendo que 40 minutos de subida até o cume.


Dificuldade: Fácil


Possibilidade de se perder: Baixa


Altitude: 1300 metros


Visual no cume: Pico do Marumbi, Canal, estrada de Ferro, Curitiba e baia de Antonina/Paranaguá.



Pontos de acampar: Proibido e não existem clareiras. 








Gps
25° 23' 35.01" S  48° 59' 48.76" W