Powered By Blogger

Montanhas do Paraná e do Brasil

Montanhas do Paraná e do Brasil

Compartilhe

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Hostel Picus - Abrigo de montanha.

A primeira vez que fui ao Agulhas Negras encontrei muito dificuldade de achar um bom lugar para dormir ou acampar, existe um lugar que é possível e próximo ao parque, uns 10 km mais ou menos, que é a estrada que vai até Vargem Grande, porém a estrada é muito ruim e se chover vai acontecer o mesmo que aconteceu comigo e mais um grupo de amigos, você vai ficar ilhado na parte de baixo e talvez será impossível a sua subida de carro ou van, até que seque bem a estrada. 
Recentemente descobri com um guia local, Paulinho, um ótimo lugar para se hospedar próximo ao parque, ou seja, o mais próximo do parque sem que você tenha qualquer problema. Hostel Picus, está localizado na rodovia 354 sentido Itamonte- MG a cerca de 5 km da Garganta do Registro entre o km 768/769, e a cerca de 16 km do parque, fácil acesso e de boa localização, o hostel consta com 9 quartos e que atende cerca 60 pessoas, e futuramente terá disponível mais 2 quartos para atender 75 pessoas no total, sem dúvida um ótimo abrigo de montanhas, contém banheiros coletivos e cozinhas com utensílios. Com oitos anos de funcionamento, já se hospedaram várias pessoas de diversas localidades do Brasil. Segundo Thaiana proprietária do estabelecimento além da hospedagem, os mesmos também são guias especializado da região e também dão cursos de escaladas. O hostel também tem um paredão de boulder para quem quer dar uma treinada antes de partir para a rocha.

Adriel, hospede que estava frequentando o hostel, avaliou que o “lugar é aconchegante e tem uma estrutura bem montada, com uma cozinha bem equipada deixa o pessoal bem à vontade”, a sua única reclamação foi do portão da parte de cima que é um pouco pesado para algumas pessoas. E outra coisa que ele sentiu falta foi a separação do lixo, porém Thaina me informou que a separação acontece, só que a prefeitura não dá apoio e nem incentivo para tal procedimento, uma cooperativa pode ser a solução para os recolhimentos dos materiais descartáveis. O nome do hostel se dá a sua localização, fica bem de frente a pedra Picus, uma formação rochosa com pouco mais de 2000 metros de altura, considerada o ponto mais alto de Itamonte-MG

Para os que pretende fazer, travessias, escaladas, trilhas ou subir algumas montanhas da região como o Agulhas Negras, não deixe de verificar os preços que o hostel oferece, além da estadia, o hostel também oferece refeições (almoço e janta) e café da manhã por um bom preço. O local também tem estrutura para camping. A hospitalidade dos proprietários também é cinco estrela. Vale a pena conhecer o hostel Picus e o que ele oferece, com certeza vai querer voltar, pois você só sai de lá com novos amigos e com novas experiências em montanha.

Site Hostel Picus


Apartamentos parte alta

Pedra do Picus ao fundo









Sala de convivência 

Parede de Boulder



Felipe e Thaiana Proprietários do Hostel Picus