Powered By Blogger

Montanhas do Paraná e do Brasil

Montanhas do Paraná e do Brasil

Compartilhe

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Como cuidar da sua mochila

As mochilas geralmente agüentam as adversidades encontradas em atividades ao ar livre. Porém, são necessários alguns cuidados e manutenção, para que sua companheira de aventuras dure por muito tempo. Veja abaixo algumas dicas:

1. Acondicione com cuidado os itens com pontas, como fogareiros e material de cozinha. Caso contrário, mesmo que não sejam afiadas, estas extremidades podem provocar furos em sua mochila.

2. Remova restos de comida e migalhas de sua mochila, pois o odor destes petiscos pode atrair animais e proliferar microorganismos, que acabam por estragar o tecido da mochila. Acondicione a comida em sacos plásticos antes de colocar na mochila, pois o cheiro pode atrair animais, mesmo não tendo mais comida na mochila.

3. Após cada caminhada, limpe bem sua mochila, esvaziando e sacudindo todos os compartimentos. Caso ela esteja realmente suja e precise de um banho, lave-a com cuidado, lembrando sempre de não esfregar o lado de dentro. Isso pode danificar o revestimento de PU, fazendo com que qualquer chuvinha molhe o interior da mochila. Por fora, esfregue com esponja ou escova macia, usando sabão neutro. Deixe secar à sombra, pois os raios UV do sol podem danificar o tecido.

4. Use sempre a capa de chuva da mochila, mesmo quando não estiver chovendo. Ela irá proteger a mochila contra sujeiras e arranhões. Afinal, é mais barato comprar uma capa nova do que uma mochila nova!

5. Guarde sua mochila em local seco, fresco e arejado, para evitar a proliferação de fungos, que podem danificar o revestimento interno de PU.

6. Quando você for levantar uma mochila cheia, pegue pelas duas alças simultaneamente, para não causar sobrecarga. O loop entre as alças também pode ser usado.

7. Não aperte demais as tiras de compressão. Isso vai causar esforço desnecessário nas costuras.

8. Cuide dos zíperes. Limpe-os, lubrifique-os com silicone em spray e não dê puxões fortes. Apare sempre os fios soltos do tecido, para que eles não se prendam no zíper.

9. Mantenha as fivelas presas para que, se forem pisadas, não sejam danificadas.

Como carregar sua mochila

Para maior conforto ao carregar sua mochila, o peso deve estar colocado no local certo, e os ajustes feitos da forma apropriada. O saco de dormir deve ficar no compartimento inferior da mochila, e os itens pesados, junto às costas do usuário. Objetos pequenos devem ser colcados na tampa da mochila, para que o acesso seja facilitado. Para carregar mais fácil, tente colocar o centro de gravidade da mochila entre seus ombros.

Leve somente o necessário. Assim, você evita levar peso em excesso.


[1] afrouxe todas as tiras. Ponha a mochila nos ombros, a barrigueira no lugar e aperte. O meio da barrigueira deve ficar sobre os ossos da bacia, e não acima, para não apertar o estômago.

[2] Ajuste as tiras das alças mas não aperte muito, pois o peso não deve ser deslocado para os ombros. A maior parte do peso deve ser carregado pela barrigueira.

[3] Em mochilas que tenham o Vari-Quick, sistema que permite um ajuste rápido do tamanho das costas, verifique a altura das alças da mochila.

[4] As tiras estabilizadoras (cinzas) devem estar sobre a clavícula. Para ajustar as alças e chegar nesta posição, solte o velcro do sistema Vari-Quick e desloque-as para um ponto de ajuste, acima ou abaixo. Depois, fixe o velcro de novo. Com um ajuste adequado, as alças seguirão corretamente a curvatura de seus ombros.

[5] Depois, aperte as tiras estabilizadoras dos ombros e as da barrigueira, para trazer o centro de massa da mochila para junto de seu corpo. O ajuste deve ser mais apertado quando em terreno acidentado, com muitas subidas e descidas, e mais frouxo, quando em terreno plano ou para promover uma melhor ventilação nas costas.

[6] Para finalizar, feche a fivela da tira peitoral, e boa caminhada!