
Existe uma grande importância em estar preparado para uma situação de emergência em uma montanha, não importa se ela tem mil metros ou 5 mil metros de altura, todo cuidado é muito pouco. Cada montanha tem seu risco, cair em gretas, tropeçar em troncos e raízes, esfolar braços e pernas, machucar olhos etc. O mais complicado é que quando isso acontece estamos longe de farmácia e principalmente de hospitais para serem socorridos com urgência. Quando se pratica montanhismo todo cuidado é pouco. No Pico do Marumbi o Cosmo sempre relata acidente graves e não tão graves, desde um corte até mesmo parte do corpo quebrado, como aconteceu em 19/03/2001, um jovem quebrou o braço numa queda e teve fratura exposta ( fonte Gazeta do Povo). Fora outras historias e relatos que sempre acontece. Em qualquer montanha isso pode acontecer, por isso levar um estojo de primeiro socorros pode ajudar e muito. Não ajuda em acidentes graves, mas pode ser útil em pequenos acidentes como arranhões e cortes.
Confira algumas dicas de primeiros socorros e saiba como evitar transtornos antes e durante a prática esportiva:
- Quem pratica o montanhismo deve tomar a vacina antitetânica.
- Em caso de ferimento, lavar bem a área afetada com água corrente e sabão de coco. Não deixar nenhum corpo estranho no local, exceto se tiver atingido grande profundidade, onde será melhor um atendimento hospitalar.
- Se em caso de hipotensão arterial (pressão baixa), deitar a pessoa, e colocar as suas pernas para cima, acima da altura do coração.
- No caso de hipoglicemia (falta de açúcar), colocar dextrosol, ou açúcar sob a língua para acelerar o processo de absorção.
- Pessoas sujeitas a dores de cabeça fortes, ou asmáticas, devem levar seus remédios consigo e avisar aos seus companheiros sobre sua doença e como agir em caso de necessidade.
- Em caso de queda jamais mexa no acidentado, deixe-o na mesma posição que está. É preciso ter curso ou conhecimento de primeiro socorros para evitar lesões mais serias por causa da queda.
- Não faça torniquete em corte profundo como em braços e pernas, procure estancas o ferimento com algum pano disponível (mas precisa estar limpo).
O que você deve lembrar no estojo de primeiros socorros:
- Algodão
- Cotonetes
- Esparadrapo
- Atadura de gaze hidrófila
- Tesourinha
- Pinça
- Álcool ou Éter
- Mercúrio Cromo ou Álcool Iodado
- Rehidrat
- Caladryl
- Pomadas: Adantol (irritações, coceiras e queimaduras), Locorten (mais forte do que o Adantol)
- Comprimidos diversos: Plasil, Dramin, Polaramine, Dorflex, Ponstan, Imosec, Novalgina, Coristina.