Powered By Blogger

Montanhas do Paraná e do Brasil

Montanhas do Paraná e do Brasil

Compartilhe

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Ribeirão Claro e suas belezas naturais

Ribeirão Claro é um município brasileiro do "Norte Pioneiro" do estado do Paraná. Faz fronteira com Chavantes, no Estado de São Paulo, cuja divisória natural é o Rio Paranapanema, situado em região panorâmica com montanhas e colinas cobertas de verdejante vegetação remanescente da Mata Atlântica. Com pouco mais de 10 mil habitantes hospitaleiros, Ribeirão Claro é com certeza uma região com clima litorâneo. A cidade mais próxima Carlópolis, ajuda a manter uma bela paisagem turística.

Várias atrações como a Torre de Pedra, Morro do Gavião, Usina de Chavantes, prainhas e o Recanto das Cascatas. A região também conta com alguns belos pontos turísticos, como a antiga ponte pênsil, Igrejas, e diversos campos rurais.

No local existem várias pousadas e hotéis, mas indicarei a pousada Recanto daCascata que fica mais ao leste do centro da cidade, próximo de prainhas, cascatas e resorts. A pousada 
é limpa e organizada, existe uma casa de mais de 60 anos toda reformada, chalés e apartamentos confortáveis. A casa pode abrigar até 10 pessoas. Conta com uma ótima estrutura e de fácil acesso, basta seguir as placas. Local é ideal para se hospedar com a família. Em Ribeirão Claro o ideal é ficar no mínimo dois dias, assim é possível conhecer vários pontos da região.

Local que visitei recentemente:

Morro do Gavião é um dos pontos mais alto da região com 410 metros de altura em relação à represa e é de fácil acesso. O local tem uma paisagem que é de tirar o folego e é ideal para prática de voo livre como asa delta e paraglider. Para quem vem do centro basta seguir as placas. Para quem está hospedado mais ao leste da cidade, como o Recanto da Cascata, um bom ponto de referência é ao chegar num estacionamento de ônibus, entrar à esquerda e seguir até as placas que indicam o morro. No mesmo caminho do morro do Gavião encontra-se a Torre de Pedra. A entrada é por dentro de uma fazenda, é permitido entrar sem precisar se identificar, siga até o final da estrada até a parte de cima onde existe um estacionamento. Depois é só seguir o caminho feito por estacas de madeiras até o cume. Do alto é possível ver toda a represa de Chavantes, Torre de Pedra e uma boa parte da cidade de Ribeirão Claro que está escondidas entre montanhas.


Cachoeira do Espirito Santo fica localizada no município de Ribeirão Claro próximo a Carlópolis a uns 15 km do centro de Ribeirão. Em bora o nome tenha “cachoeira”, não existe tal atrativo no local, mas sim uma bela praia banhada pela represa de Chavantes. Para muitos turistas um belo lugar para se refrescar. O bairro tem um pouco mais de 600 habitantes, no local existe uma estrutura administrada pelos moradores locais, que usam a prainha como forte de renda, ótimo para banho e alguns esportes marítimos como caiaque por exemplo. De frente da prainha encontra-se o morro do Gavião. Voltando para Ribeirão Claro é possível dar uma rápida parada no mirante e avistar o belo lugar de longe.

O centro de Ribeirão Claro é completo, existe todo o tipo de comercio, uma boa dica é não precisar comprar nada ao sair de sua cidade, os mercados de Ribeirão têm ótimos preços compatíveis e até mais barato que a sua cidade de origem.


Não deixem de visitar o portal da cidade e seguir mais a frente, conhecer outros pontos turístico como a ponte Pênsil e também algumas cascatas como o Véu de Noiva.

Site:

Acesse também Paraná turismo

Fotos: Pousada Recanto Da Cascata




chalé 

Churrasqueira da casa grande

Casa Grande, abriga até 10 pessoas


Apartamentos

Escada até o restaurante e cascatas


Equipe Pousada da Cascata



Estrutura do restaurante, tudo muito limpo e organizado 






Morro Do Gavião 





Cascata dentro do estabelecimento da pousada Recanto da Cascata










Adicionar legenda, vista pela prainha de Cachoeira do Espirito Santo

Represa Chavantes


Trilha para o Morro do Gavião 



Pedra da Torre ao fundo



Grupo de Curitiba ao fundo a prainha do bairro Cachoeira do Espirito Santo

Torre de Pedra

2 comentários:

Unknown disse...

Olá! Td bem?
É com muita tristeza que venho te contar que na madrugada de 08/11 bandidos assaltaram o restaurante da Cascata e dois atearam fogo.
Na área de hospedagem nada aconteceu.
Já começamos o trabalho para reconstrução e, com a Graça de Deus, ainda nesse ano estaremos atendendo nossos cliente.

Reginaldo Mendes disse...

Puxa que triste, mas Deus ajudará vcs na recuperação.