Powered By Blogger

Montanhas do Paraná e do Brasil

Montanhas do Paraná e do Brasil

Compartilhe

segunda-feira, 10 de abril de 2023

Circuito Pedra do Urubu e Vale do Utopia – Palhoça SC

Santa Catarina é repleta de trilhas e travessias, tanto por cânions quanto por praias. E travessias em praias é com certeza muito rica. Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Guarda do Embaú entre outras. Trilhas que encanta e fascina por suas matas, praias desertas e morros deslumbrantes.  E já fazia um bom tempo que eu queria conhecer o Vale do Utopia que está cravada no coração de Palhoça SC. Uma trilha bem tranquila de fazer tanto iniciando pela Praia de Cima quanto pela Guarda do Embaú. Resolvi começar pela Guarda, justamente para não perder a oportunidade de subir a Pedra do Urubu. A trilha se inicia na comunidade bem próximo a bares, lojas, mercado e estacionamento. Deixei meu carro um pouco longe, pois quanto mais próximo da Guarda mais caro fica. Paguei R$ 15,00 pra deixar o carro o dia todo e parti sentido início da trilha. Mesmo sendo dia de semana, a praia e bares estavam bem cheios. Comecei a trilha umas 9:00 da manhã, assim que chega numa bifurcação, tem uma placa informando a trilha para a Pedra do Urubu. A subida leva em torno de 20 minutos, a parte mais chata é mais próximo ao final da trilha, mas nada que dificulte a subida até mesmo de quem não é acostumando com trilha ou queira levar os pequenos. Falando em crianças, a trilha é ótima para eles, pois é bem batida, poucos desafios para subir e eles vão adorar, somente cuidado na parte final para evitar acidentes. Curti o visual desci rapidamente até a bifurcação e comecei a travessia, mas quem quiser, logo antes da bifurcação tem uma trilha que leva até as praias desertas, porém acredito que vai perder as melhoras fotos. 

Continue até chegar na primeira praia, ideal para surfistas e também para quem não está muito afim de muita gente na praia. Logo avistei uma morro na qual dá acesso a próxima praia antes de subir o vale para se chegar na praia de Maço. Nesse morro havia muitos turistas e talvez alguns que estavam fazendo a travessia começando pela  Praia de Cima. Passei direto, parei em um lindo vale com pedras sobre o mar, tirei mais algumas fotos e continue. De longe avistei a penúltima praia deserta, para se chegar rápida nela é só pegar a trilha na qual mencionei antes de subir a Pedra do Urubu, acredito que por ali deve ser um bom “corta caminho”. Nessa praia até que havia bastante gente, mas algo me preocupou, não tem salva vidas e a praia e bem nervosa. Passei nesse trecho direto sem parar até chegar no morro que é o último acesso antes de chegar na praia de Maço. Nesse trecho é o único que requer um pouco de força nos braço, existe um paredão não muito extenso e aqui é necessário um pouco de “escalaminhada”, mas nada que requer muito esforço, somente é preciso cuidar para não levar um escorregão. Na parte de cima logo encontra umas fendas esculpidas pelo mar. 

Ao pouco vou avistando a ilha de Florianópolis, e um pasto começa a surgir, depois que passei nesse trecho dei uma perdida, como tem algumas trilhas feitas por gado, acreditei que era pela esquerda, porém vi uma outra trilha pela direita, fui pela esquerda até uns 5 minutos e logo percebi que ele desce do nada, então voltei, passei por baixo da cerca e segui um descampado. Até o próprio GPS estava me avisando do erro, segui pelo descampado com receio de estar novamente errado e então encontrei a trilha, logo em frente já avistei a Praia de Maço. A praia estava quase deserta, tinha apenas umas quatro pessoas, mas assim que cheguei ele saíram, fiquei um bom tempo ali tirando fotos, fiz um lanche rápido e comecei a subir sentido a Praia de Cima. 

Da praia de Maço até o final levei menos de 30 minutos, finalizei toda a trilha do começo até o final em menos de 2 horas, porém ainda havia o retorno dentro da cidade, levei mais 40 minutos até o estacionamento. Para quem quer fazer a trilha da Praia de Maço, leva-se em torno de 30 minutos ida e mais 30 de volta caminhando bem tranquilo, ótimo para levar crianças. Também dá para fazer a travessia com eles, mas recomendo que seja criança já acostumada com longas distâncias. É possível iniciar pela praia de Cima também, eu decidi fazer pela Guarda para fazer a Pedra do Urubu primeiro. A trilha é batida, praticamente difícil de se perder, porém no trecho de pasto é importante ficar atento, mas o segredo ali é sempre ir pela encosta da praia, e nunca descer, a não ser que aquele trecho também leve até o final de trilha. Leve água, não tem no caminho e lanches mais leves, bastante protetor solar e aproveite bem a natureza, o lugar é lindo de mais!

Wikiloc Aqui

 

Trilha para praia deserta 

Cume do morro da Pedra do Urubu

Vista Pedra do Urubu














Pedra do Urubu 



Vista ultima Praia




Fendas


Fendas


Vista Ponta da Andorinhas e Florianópolis








Praia de Maço







Nenhum comentário: