Powered By Blogger

Montanhas do Paraná e do Brasil

Montanhas do Paraná e do Brasil

Compartilhe

quinta-feira, 15 de abril de 2010

O primeiro nas nuvens.

A conquista do topo do Everest, em 29 de maio de 1953, aumentou o brilho da homenagem que recebeu da rainha Elizabeth II, da Inglaterra, quatro dias depois, quando recebeu o título de “sir”.

1957

Sir Edmund Percival Hillary, foi um alpinista famoso que fez pela primeira escalada bem sucedida do Monte Everest. Ele e o guia sherpa Tenzing Norgay o cume em 29 de Maio de 1953. Nascido na Ilha Norte em Nova Zelândia, iniciou-se no alpinismo durante a adolescência, obtendo sua primeira subida significativa em 1939. Durante a Segunda Guerra Mundial foi navegador da Royal New Zealand Air Force. Participou de uma fracassada expedição neozelandesa ao Everest em 1951 antes de tomar parte da bem-sucedida tentativa britânica de 1953. Escalou outros dez picos do Himalaia. Alcançou também o Pólo Sul, como parte da Expedição Britânica Trans-Antártica, em 4 de janeiro de 1958. Hillary devotou muito de sua vida para ajudar o povo Sherpa do Nepal através da Himalayan Trust que ele fundou e à qual dedicou grande parte de seu tempo e energia. Devido aos seus esforços conseguiu construir várias escolas e hospitais nessa remota região do Himalaia. Tem declarado que considera esta como sua mais importante realização. Foi também presidente honorário da American Himalayan Foundation, uma sociedade sem fins lucrativos que contribui com a melhora nas condições ambientais e de vida no Himalaia. Foi dele a idéia de construir o aeroporto de Lukla, que aumentou o turismo de estrangeiros, uma das grandes fontes de renda do Nepal. Este aeroporto nas montanhas é a base de onde partem os grupos de trekking no Himalaia. O Himalayan Trust e The Sir Edmund Hillay Foundation, juntos, construíram 25 escolas, dois hospitais e doze clínicas médicas. Construíram pontes sobre rios, campos de pouso para pequenos aviões, reergueram templos budistas e centros culturais. Criaram um "berçário de árvores", que replantou, desde 1990, um milhão de mudas no Parque Nacional de Sagarmatha. Para marcar a ocasião do aniversário de 50 anos da primeira escalada bem sucedida do Everest, o governo nepalês conferiu a cidadania honorária a Edmund Hillary em uma celebração especial do jubileu de ouro na capital Kathmandu. Edmund Hillary foi o primeiro cidadão estrangeiro a receber tal honra no Nepal. Edmund Hillary faleceu em 11 de janeiro de 2008, em um hospital em Auckland, na Nova Zelândia, aos 88 anos de idade era considerado um dos maiores aventureiros do século XX.
“Sir Ed (como gostava de ser chamado) se escrevia como um neozelandês médio com habilidades modestas. Na verdade, ele era um colosso”, disse a primeira-ministra do país, Helen Clark, ao anunciar a morte de Hillary. “Ele era uma figura heróica que não apenas ‘derrubou’ o Everest, mas viveu uma vida de determinação, humildade e generosidade.”
Humilde, Hillary devotou sua vida a ajudar a população que vive nas montanhas do Nepal, e ignorava em grande medida sua fama.