Powered By Blogger

Montanhas do Paraná e do Brasil

Montanhas do Paraná e do Brasil

Compartilhe

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Salto Bom Jardim - Morretes


Uma das trilhas mais fáceis de fazer em Morretes é com certeza o Salto Bom Jardim, duas cachoeira que está situada a uns 4 km iniciando no restaurante dona Siroba em Porto de Cima. No início da caminhada são aproximadamente 2 km de estrada de chão, antigo acesso a estação de Porto de Cima e também acesso para a trilha da Mamona. Depois mais uns 2 km de estrada de ferro e uns 200 metros de subida não muito pesada até a cachoeira.

É possível ir de 4x4 até chegar no trilho de trem, tem bons lugares para deixar o carro lá. Mas carro normal não chega. Para quem for de carro, deixe o carro na dona Siroba, paga uma taxa de R$ 10,00 (por carro) e faz um pequeno cadastro. Da dona Siroba até a linha de trem é mais ou menos 1 hora de caminhada somente de ida. Do início da linha do trem até as cachoeiras são máximo 50 minutos. Assim que chegar na linha férrea pegue a esquerda (sentido Morretes).

Passe por duas pontes (cuidado muito perigoso) e antes de chegar na terceira ponte tem uma entrada que está bem visível. A trilha da cachoeira é bem fácil de chegar, basta seguir o rio o tempo todo, não tem erro. Trilha bem batida e alguns trechos está bem demarcada. Seguindo a trilha vai chegar numa bifurcação, pegue a direita que vai dar direto na cachoeira de cima, se pegar a esquerda será a de baixo.

A primeira cachoeira é a mais alta com aproximadamente 30 metros de altura, ideal para a prática de rapel, mas não muito boa para banho. A segunda por mais pequena que seja é fantástica pra banho e um visual único. Os 10 metros de queda d’água cai em uma enorme banheira, depois segue para uma segunda banheira que mais parece um de hidromassagem, depois para uma terceira mini piscina. É possível chegar bem embaixo dessa cachoeira e se deliciar com um belo banho de água gelada. Cuidado com possíveis perigo de pedra rolando e cuidado também com a chamada cabeça d’água

Atenção: Cuidado redobrado ao passar na linha férrea, é aproximadamente 40 minutos de trilho, todo cuidado é pouco, existe poucos lugares de escape. Existe duas pequenas pontes para atravessar, aqui deve se tomar muito cuidado para não ter encontro com o trem e sofrer algum acidente. No caminho não tenha água adequada para beber. Traga seu lixo de volta, e jamais acenda fogo na trilha.

Tempo de trilha: Aproximadamente 2 horas somente ida

Nível: Leve para moderada

Trechos com água potável: Não

Risco de vida: Sim, linha férrea 

Três níveis de caminhada: Estrada de chão, linha férrea, trilha.

Paga-se taxa: Somente se deixar o carro no restaurante R$ 10,00 o carro

Precisa de autorização para entrar: Não

Wikiloc: Bom Jardim


Restaurante Dn Siroba - Estacionamento 

Estrada de chão

Início da linha do trem 


Primeira ponte - Cuidado

Placa de referência para o início da trilha




Poucos trechos de escape- Muito cuidado com trêm



Cachoeira de cima

Cachoeira parte baixa





Piscina natural








Nenhum comentário: