Montanhas do Paraná e do Brasil

Montanhas do Paraná e do Brasil

Compartilhe

segunda-feira, 2 de junho de 2014

DICAS DE EQUIPAMENTOS PARA COMEÇAR A FAZER TRILHAS

Escrita por: Mell Schmidt
(02/06/2014)


Montanhismo é um esporte radical e desafiador, mas que nos proporcionada paisagens lindas e experiências inesquecíveis. Porém, se você está pensando em praticar o esporte separe um tempo para se informar e uma grana para investir, pois há muitos acessórios importantes e fundamentais para a sua segurança.


PARA VESTIR
No quesito desafios a montanha tem tudo: pedras, espinhos, galhos, poças de água, e armadilhas que só uma BOTA de costura e material fortes pode aguentar.
Ela deve ser fabricada em couro ou numa combinação de couro e tecido sintético. É importante que tenha cano alto, na medida do tornozelo para dar sustentação e evitar que você se machuque no caso de virar o pé (há muitas irregularidades no solo).
Vejas se as costuras são bem feitas e fechadas, só assim para isolar a umidade da chuva e poças de águas que, com certeza, você vai encontrar no caminho. DICA: use antes para amaciar, não arrisque fazer calos e acabar com a sua aventura.

MEIAS:  elas absorvem a transpiração e reduzem o atrito entre a bota e o pé. Prefira as meias de material sintético ou lã. O algodão absorve água demais, perdendo a capacidade de isolamento e aumentando a fricção entre o pé e a bota, causando bolhas.

POLAINAS: elas cobrem a bota, evitando que a água entre pela boca, assim como a lama, galhos e pedrinhas.

Dica de compra na net: no site da Netshoes tem várias opções de botas. Por tem um preço mais elevado, a dica é usar o cupom de desconto que a loja oferece deixando o produto mais barato no ato do pagamento. É bem interessante e vale se informar.

LUVAS: de couro, raspa de couro ou vaqueta. Você vai ter contato com rochas, espinhos, corda. Além de proteger, ajudam a dar firmeza no contato e não deixam as mãos escorregarem.

Outros itens que podemos acrescentar são: capa de chuva, ou parcas, elas vão te proteger da chuva, vento e do sol. O tecido ideal é o nylon. Na cabeça, boné de algodão. Um lenço pode ser costurado no boné para fazer sombra no pescoço, orelhas e face. Dica: molhe o lenço (ou bandana) e amarre em volta da cabeça para refrescar quando estiver muito quente.

PARA LEVAR
GARRAFA DE ÁGUA: as trilhas exigem esforço físico e gasto de energia, por isso, hidratar é uma necessidade. Use o squeeze, facilmente encontrado em grandes lojas como na Americanas, por exemplo.  

BÚSSULA: instrumento essencial para navegação e interpretação de rotas. Busque pelos relógios que oferecem funções essenciais como altímetro, bússola e barômetro, bem mais úteis e práticos. Dica de compra na net: no site da Centauro você encontra alguns modelos.
MAPA: detalhado da área que você vai visitar, embalado dentro de um plástico para proteger da umidade.

LANTERNA E CANIVETE:  Prefira o canivete de duas lâminas, um abridor, uma combinação de chave de fenda e abridor de garrafas, tesouras e um furador. Lanternas à prova d’água são as mais indicadas (as baterias duram mais tempo guardadas). Prefira as pequenas, para não ocupar espaço na mochila. Dica: Carregue também uma lâmpada de lanterna e pilhas extras. Tem em praticamente todos as lojas de esporte, então vale a pena pesquisar preço pelo Buscapé

PROTETOR SOLAR E REPELENTE: não subestime a montanha, a qualquer hora os mosquitos, moscas, mutucas, vão querer te atacar. No frio a roupa de manga comprida ajuda, mas no calor o repelente ajuda para poder ficar mais à vontade. O protetor solar básico no dia-a-dia e lá em cima o mormaço também queima.


MOCHILA: reforçada para carregar tudo isso. Tecidos como o nylon e cordura são os indicados. O ideal para carregarmos a nossa carga é aquele que deixa as mãos livres para se apoiar na descida e progredir nos trechos mais íngremes facilmente encontradas em lojas especializadas em atividades outdoor e esportes de aventura. Há tamanhos diferentes: longos períodos os esportistas levam uma mochila com capacidade de carga de 45 a 55 litros. Já as de 15 a 30 litros é suficiente para um dia. Uma boa mochila de montanhismo é facilmente encontrada em lojas especializadas em atividades outdoor e esportes de aventura.

Dica de compra na net: Loja virtual hardboot tem alguns modelos.
Há também outros acessórios importantes, principalmente se você vai acampar, mas é assunto para outro artigo.

Mell Schmidt, comunicadora, escreve sobre a internet e suas facilidades.