Powered By Blogger

Compartilhe

terça-feira, 13 de outubro de 2020

Soldado de Sebold - Alfredo Wagner SC

“Formações rochosas que encanta nossos olhos”
Reginaldo Mendes

Alfredo Wagner – SC abriga umas das mais belas formações rochosas do Brasil o Soldados de Sebold. Soldados porque as rochas aparenta quatro soldados enfileirados e Sebold nome de um antigo morador da região que era donos daquelas terras. O início da trilha fica a 14 km do centro da cidade. Como o Google maps não chegou até lá a dica é bem simples, ao chegar no centro da cidade depois do portal, entre a esquerda antes da ponte, e depois a direita numa próxima ponte, segue toda vida até a bifurcação, existe uma placa na bifurcação indicado a direita. É só seguir a estrada até o estacionamento. Se você gosta de aventura, mas prefere algo mais leve, tem opção de 4x4 que leva até a base. No estacionamento é cobrado R$ 10,00 o carro e tem direito de usar banheiro e troca de roupa, no local tambem se vende um mel puro e delicioso. A trilha não é pesada, é praticamente 80% estrada de chão e o restante é trilha bem curta. O início da estrada é até tranquilo, depois se inicia uma grande e bem cansativa subida, até chegar a trilha que sobe até o planalto da cidade, onde é possível avistar as montanhas em volta. Com mochila cargueira, levamos 2 horas de subida e um pouco menos de 1:30 de descida. É considerada fácil e a trilha é bem demarcada, com poucas chances de se perder.

É preciso fazer reserva tanto para acampar quanto somente para uma caminhada de bate e volta. Existe dois pontos de camping dentro do parque, a parte de cima a vista é maravilhosa, porém mais selvagem e consta apenas um banheiro de água fria, e a parte baixa que tem mais estrutura, como água quente, luz no camping e cozinha comunitária. Quem está na parte Cima pode usar as instalações da parte Baixa sem problema. A parte de cima com certeza é mais show, o único problema são os fortes ventos que ecoa do vale. É possível avistar todo o campo dos Padres e seus arredores. Existe também uma nova trilha para se chegar até o Arranha céu, porém a trilha é guiada, com um percurso de 12 km ida e volta. É preciso ter boa condição física e experiência para fazer essa montanha. Mas se quiser tem a base do Soldado, uma trilha bem íngremi e um pouco desafiadora, um percurso de subida de aproximadamente uma hora. A trilha é bem batida e não há necessidade de guia, basta vontade e força para chegar até o seu final. Mas muito cuidado na descida, pois é um pouco escorregadia por causa do ângulo de descida da montanha. Não deixe de conhecer tambem o Canyon Lajeado.

Soldado de Sebold é sensacional, é de encher os olhos de tanta beleza. Um lugar limpo, longe de fortes luzes, ideal para quem gosta de apreciar as estrelas. E com uma ótima estrutura, água, banheiro etc. Mas já vou avisando, se você é daquele que gosta de luxo, então nem recomendo. Todo o lugar é rustico e simples, porém aconchegante.

Até essa data que postei esse blog o valor de camping e somente R$ 50,00, se for bate e volta é R$ 35,00. Para mais informações, dúvidas e atualização dos preços, deixarei abaixo o link e contato do Casal da Montanha.