Powered By Blogger

Montanhas do Paraná e do Brasil

Montanhas do Paraná e do Brasil

Compartilhe

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Pela vigésima vez, nepalês escala o Everest

Apa Sherpa
Um dos membros da Eco Everest Expedition desde 2008, Apa Sherpa é recordista na escalada ao cume do Monte Everest, com 19 chegadas ao topo. O nepalês irá encarar o desafio de chegar a sua 20ª conquista com uma missão em mãos: levar as cinzas de Sir Edmund Hillary, primeiro homem a conquistar, com sucesso, o cume do Everest em 29 de maio de 1953. Hillary faleceu em 2008, na Nova Zelândia.


Sir Edmund Percival Hillary
Ang Rita Sherpa, presidente da Himalayan Trust, entregou as cinzas e uma estátua de Buda para Apa, que deverão ser colocadas no cume da montanha. Ang explica que este era o desejo de Hillary, que suas cinzas fossem espalhadas também no mar, próximo a sua residência em Auckland. A entidade foi fundada pelo neozelandês para ajudar os Sherpas no Nepal, e por meio dela, construiu hospitais e escolas, ajudando o desenvolvimento da região.

“É um ato simbólico que engloba mais de cinco décadas de expedições ao Everest: o homem, que com Tenzing Norgay, foi o primeiro a chegar ao cume receber esta homenagem póstuma do homem que alcançou o cume mais do que ninguém na Terra. Muito apropriado”, declarou Marshall Thompson no blog de Apa Sherpa.

Expedição- Liderada por Dawa Steven Sherpa, a Eco Everest Expedition pretende retirar dejetos e resíduos deixados a mais de 6.500 metros de altitude, com o objetivo de recolher seis toneladas de lixo.

"Esta expedição está focada em subir de uma forma ecologicamente sensível o Everest, para manter a limpeza e recolher o lixo e os resíduos deixados por grupos passados. O lixo recolhido será levado até o Acampamento Base pelos membros da equipe de limpeza para o descarte adequado. A Expedição Eco poderá usar soluções energéticas alternativas, como por exemplo, os fogões parabólicos solares”, explicou Dawa.