Powered By Blogger

Montanhas do Paraná e do Brasil

Montanhas do Paraná e do Brasil

Compartilhe

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Pico Ciririca - parte final


veja:
Ciririca - parte 1
Ciririca - parte 2

"As dificuldades são como as montanhas. Elas só se aplainam quando avançamos sobre elas."
Provérbio japonês





A noite cai sobre a montanha, la fora o frio e a chuva da serração tomam conta. Não durmo muito bem em barraca, principalmente quando em baixo tem algo incomodando, mas mesmo assim conseguia pescar um pouco. A chuva batia na barraca com pouco de força, mas o vento já estava se acalmando. Wil dormia que nem uma pedra, e nem sinal do Patrick. Numa das minhas pescadas percebi que não ouvia mais o barulho da chuva na barraca, mas mesmo assim nem pensava em sair de dentro, pois estava frio, precisava e muito manter o corpo aquecido. Na madrugada escuto logo o Patrick nos chamando desesperadamente. Eu e Wil saímos da barraca correndo. Ele tinha saído da sua barraca para urinar, e acabou sendo surpreendido com algo magnífico, a chuva o vento a neblina tudo tinha ido embora, e as 03h30min da manha chegou nossa primeira recompensa. Por causa da ausência de luz e a lua que era minguante apareceu um céu lindo cheio de estrelas, era possível ver as nebulosas, um céu estrelado que nunca tinha visto antes. No PP, Caratuva e algumas montanhas que já passei a noite que já foram possíveis ver estrelas, mas não desta forma.
Ficamos observando também as luzes da cidade de Quatro Barras e Curitiba que ficava entre Tucum e a Serra da Graciosa. Mas não foi possível fica contemplando tudo aquilo por muito tempo, o frio estava intenso, talvez uns 8 graus. Fiquei ali por uma meia hora e logo voltei para dentro da barraca, meu saco de dormir logo esfriou, mas em questão de minutos tudo já estava normalizado. Logo pensei hoje o dia vai estar lindo.

De novo Patrick nos acordou cedo era umas 05h30min da manha, como não estávamos ali para descansar, levantamos e logo ficamos observando lentamente o sol nascer em direção da serra da Graciosa entre Antonina e o Pico do Marumbi.

Agudos da Cotia estava em nossa direção, à vontade de fazer o ataque estava no coração, mas deixamos para próxima, temos sempre que respeitar a montanha, e ela está ali para nós para quando quisermos voltar.

Tomamos um café, escrevemos algo no caderno do Ciririca, Wil se aventurou na placa subindo até o topo. E ali ficamos apreciando a bela natureza.

Nossa maior recompensa estava ali, Sete, Mãe Catira, baia de Antonina, Pico do Marumbi, Torre da Prata, Caratuva, Ferraria la no fundo, Tucum, Camapuã, Araçatuba, dava para ver o Litoral Paranaense e claro ali bem na nossa frente, Agudos Cotia, Lontra e Cuíca. Uma bela visão para se contemplar, mas toda ida tem sua volta.

E as nove da manha desmontamos tudo e partimos para a descida.

Resolvi colocar uma camiseta de manga curta, pois a que eu vim estava muito molhada. Na saída das placas que leva até o cume do Ciririca a mata estava bem fechada, uns arbustos de galhos bem duros batiam em nossos braços.

Tínhamos um pequeno cuidado para não acertar nos olhos. Com um pouco de dificuldade chegamos ao marco do Pico do Ciririca, avistamos o PP num ângulo diferente.

A serração estava chegando lentamente, já não se dava mas para ver o vale entre o Ciririca e o Pico do Paraná. Descemos a rampa com cuidado e logo estávamos no começo da trilha que leva até o Bolinha, dali em diante era 5 hrs para chegar, pois estamos adiantados, a descida é sempre mais rápida. Passamos pela Ultima chance, e seguimos nossa caminhada.

A volta foi muito mais tranqüila, chegamos rápido pela Cachoeira do Professor, paramos ali para fazer um lanche, fazer uma filmagem e rapidamente continuamos nossa caminhada. Passamos de novo pela pedra da corda, subimos com cautela, e continuamos. Parávamos para tomar água, e comer algo. O cansaço voltou a tomar conta, mas com menos peso na mochila, a nossa recompensa agora era chegar rápido no Bolinha.

Em cinco horas de caminhada já estávamos no cruzo de Tucum/Ciririca, bom sinal, a fazenda está próxima. Passamos pelas gigantescas árvores, paramos para agradecer um pouco. E exatos 06h28min de caminhada já estávamos na Fazenda do Bolinha, desabamos.

Uma parada ali no gramado e trocamos de roupa, uma rápida filmagem para encerrar a trilha, e começamos a descer a estradinha. Demos uma rápida parada para lavar braços, pernas e rosto. Uma caminhada árdua, são três kilomentros de caminhada a mais num sol forte,

parecia que nunca iria acabar aquela estradinha, em uma hora chegamos ao Túlio, meus braços estava todo machucado, Patrick com um dedo esfolado e Wil com todo rosto e braço machucado, mas estávamos felizes. Fizemos um lanche e tomamos uma Coca Cola bem gelada, que delicia, o ônibus passava às 18h30min na rodovia, agora só esperar o ônibus e ir para casa e contemplar mais uma conquista. A conquista do Pico do Ciririca, uma das montanhas mais difíceis do Paraná e do Brasil.



Dedico essa conquista a minha linda noiva Tanynha e ao meu filho Vinicius C. Mendes que tanto amo

FIM