Powered By Blogger

Montanhas do Paraná e do Brasil

Montanhas do Paraná e do Brasil

Compartilhe

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Trilha da Mamona - Morretes Pr

            A trilha da Mamona era uma antiga ligação a vila de Porto de Cima em Morretes (PR) até a estação Ferroviária Porto de Cima. Moradores e funcionários da extinta RFFSA, usavam como alternativa rápida para se locomover até a capital, de aproximadamente 50 minutos até a estação, que era  relativamente curto entre os seus extremos. Uma história perdida entre a nossa serra do mar, mas que pode ser relembrada através de fotos de antigos moradores. Hoje a Estação Ferroviária Porto de Cima, encontrasse desativada e totalmente abandonada, assim como outros patrimônios como a casa do Ipiranga, estação Véu de Noiva, casas dos operários, estação Eng Lange entre outros. Devido ao tempo, foram tomadas pela mata e depredações causadas muitas vezes por vândalos que pouco se importa com a nossa história. 
          A trilha da Mamona começa no restaurante dona Siroba, com um valor de R$ 10,00, é possível deixar o carro com segurança. Seu começo é por uma estrada de chão com poucas subidas, é possível chegar até o seu final com um carro 4x4 e deixar estacionado em uma clareira próxima a estrada de ferro. É o mesmo percurso para a cachoeira Bom Jardim, ao invés de descer a esquerda, sobe sentido estação. O trecho de trilho é bem perigoso, recomendo cautela e todo cuidado é pouco. Muitos trechos pelo trilho de trem não tem escape, então vale o cuidado. Depois de chegar na estação Porto de Cima entre 50 minutos e uma hora de caminhada, começa uma pequena trilha de subida leve, até chegar na parte de cima do trilho, cortando assim um bom pedaço. Em seguida chega-se no primeiro túnel de aproximadamente 80 metros. Cuidado ao passar pelo túnel para não ser surpreendido pelo trem. 
         Depois dessa parte, um longo trecho pelo trilho do trem, até o início da próxima trilha, mais longa com uma subida forte, nesse trecho deve ficar atento, pois como se trata de uma trilha pouco percorrida a chance é grande de se perder. O segredo é sempre se manter a esquerda, e jamais se desviar a direita, há muitas árvores caídas no chão que dificulta ainda mais a trilha, poucos trechos demarcado com fita. No final se depara novamente com o trilho de trem, a sua esquerda um novo túnel, mas ao invés de percorrer ele, passe o trilho em frente e localize o túnel abandonado. Tem um pequeno trecho pantanoso, mas de fácil acesso. No final do túnel se inicia novamente o trilho até a estação do Marumbi, finalizando assim a trilha da Mamona, aproveite para conhecer outros atrativos, como o Rochedinho, Cachoeira dos Marumbinistas Cemitério dos Grampos, trechos mais curtos que podem ser percorridos em pouco tempo.

  • Rochedinho 20 minutos de subida 
  • Cachoeira dos Marumbinistas, 45 minutos, trecho com dificuldade de localização, recomendo alguém que conheça bem, cuidado com alguns trechos de descida até a cachoeira, local perigos com possível queda e fratura. Uma dica, quando chegar na piscina que começa a subida para o Olimpo, volte até a fita que proíbe a passagem, passe a fita, e siga até chegar uma outra fita demarcada em azul. Desça na direção dela e logo encontrará a cachoeira.
  • Cemitério dos Grampos, local ideal para banho um percurso de 15 minutos e de fácil acesso.

Existe outras atrações também, como o complexo do Marumbi, Abrolhos, Ponta do Tigre e Olimpo, mas recomendo mais tempo para essas trilhas, pois são longas e consideradas de moderadas para difícil.

  • Valor do estacionamento R$ 10,00 o carro.
  • Tempo de percurso da trilha 3:30 a 4:30 (dependendo do seu preparo físico) somente de ida
  • Trilha de percurso moderado.
  • Aproximadamente 7 km somente de ida.
  • Trechos com grande possibilidade de se perder, recomendo levar um GPS ou um guia que conheça a trilha.
  • Pouco acesso para água, recomendo levar.
  • Cuidado, trechos em trilhos de trem, perigo eminente.
  • O retorno pode ser feito pela estrada do Eng. Lange (Prainhas). Num total de 16 Km. 
  • Leve o seu lixo de volta, evite trilhas alternativas e cuidado com animais perigosos.





Inicio da primeira trilha


Primeiro túnel 


Segundo Túnel abandonado (vista pelo trilho do trem)

Interior do túnel abandonado

Final do túnel abandonado



Estação do Marumbi

Oasis

Inicio da trilha para a Cachoeira dos Marumbinistas


Cachoeira dos Marumbinistas

Marumbi vista da estradinha para Engenheiro Lange (Prainhas)





Um comentário:

Anônimo disse...

muito obrigado por existir e pelas infos