Powered By Blogger

Montanhas do Paraná e do Brasil

Montanhas do Paraná e do Brasil

Compartilhe

quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Cânion da Faxina - São Luiz do Purunã


 Localizada no município de Balsa Nova, cravada na Serra de São Luiz do Purunã, se encontra o Cânion da Faxina, um pedaço da Escarpa Devoniana formada a mais de 400 milhões de anos. Pertinho de Curitiba e de fácil acesso até o Recanto Cruzeta, onde é possível deixar o carro e na volta comer aquele petisco ou pastel delicioso feito pela equipe do senhor Romeu. A trilha mesmo começa a uns 400 metros do estacionamento, o valor pago foi de R$ 20,00 caso queira mais informações segue o telefone 41 999323380 (Sr Romeu). Ele vai passar todas as dicas para essa trilha.

O percurso todo é praticamente exposto, com sombras mais no final e alguma durante a trilha. A trilha e bem batida e o nível de ser perder e praticamente nula, mas recomendo usar um trekking para aproveitar mais. Para se chegar até o final do percurso com criança levamos em torno de 2 horas, mas se você é acostumado com trilha pode faze-la no máximo 1 horas de trilha, a volta é mais rápida. O único trecho que mais requer força é a chegada no morro do Careca que faz a ligação para o platô do escarpa. Pra quem já fez o Camapuã é uma mini rampa, mas é bem curta e não precisa de técnica nenhuma. O único trechinho mais intenso e uma pequena “escalaminhada” depois que passar o morro, nada difícil de fazer. Trilha ótima para quem não tem experiência, ideal para toda a família que gosta de caminhar e ótimo para levar nosso filhos pra trilha. E no final tem um gostoso banho de água gelada e cristalina com lindos “panelões”.

Um dica importante: ao chegar no final da subida, vai encontrar um cerca, passe ela e a siga até o final, vai ouvir o barulho da cachoeira e o rio para banho, caso queira tirar fotos da cachoeira, volte um pouco até ver uma espécie de porteira na cerca, passe ele e vai encontrar um “descampadão”, ótimo para lanche e uma vista muito bonita dela.

Não tem água potável no caminho

Vários locais com sombras para os dias mais quentes.

Tempo de percurso 2 horas de subidas (com criança) e 1 horas de descida.

Traga todo seu lixo e nunca faça fogueira.

Wikiloc 

Recanto Cruzeta 

Localização

Inicio da trilha

Primeiro Platô

Cachoeira da Faxina






Nenhum comentário: