"Se você estará, eu estarei sempre" - Vanderlei de Castro
Minha montanha preferida é o Conjunto Marumbi, pois costumo
dizer que aquele lugar tem vida própria. De trekking longo a seis anos atrás
fiz a travessia da praia mais longa do mundo em extensão a Praia do Cassino,
uma bela experiência e um lugar incrível.
Travessia da Reserva Lagamar
A alguns anos atrás acabei ouvindo sobre a tal Travessia Lagamar, fui atrás de informações e percebi que Lagamar era muito mais do que só a travessia tradicional em si, pois começam a travessia em Cananéia, ilha do Cardoso, Superagui e saem em Paranaguá. Porém a reserva Lagamar abrange bem mais e assim nasceu a chama do novo desafio, uma chama que nem sabia por onde começar, mas que de uma forma ou de outra faria. Então, um tempo depois meu nobre amigo Reginaldo Mendes postou alguma coisa relacionado a travessia e então resolvi conversar com ele e ele só fez aumentar ainda mais minha chama para o desafio único. E lá foi eu dando uma parada em tudo sobre a reserva Lagamar. E vendo que a reserva começa no continente, na cidade de Iguape SP, abrange Ilha Comprida, ilha de Cananéia, ilha do Bom Abrigo, ilha do Cardoso, ilha de Superagui, ilha das Peças e também ilha do Mel. Puts, a adrenalina subiu, explodiu aquela chama do desafio e bora concretizar a mesma. Não sabendo quantos km daria de caminhada, mas já tinha em mente ao menos 12 dias para segurança.
Tentei fazer em Dezembro de 2023, mas acabei desistindo por causa de problemas nos joelhos. Mas 2024 não ficaria de fora e tirei férias em Outubro, planejei todos os equipamentos que iria levar entre roupas e alimentação. Tudo certo, material conferido, então lá vamos nós... No dia 08/10/2024 às 11:40 da manhã embarco no ônibus da Princesa dos Campos rumo a cidade de Registro e de lá pegaria outro ônibus até Iguape, onde já no dia seguinte começaria minha Travessia da Reserva Lagamar. Cheguei em Registro as 15 horas e já fui comprar passagem para Iguape pela empresa Valle Sul, que tinha para as 16 horas. Coração a mil, pois logo estaria na cidade encantadora de Iguape. Às 17:50 já estávamos chegando na cidade. E logo percebi o grande rio Ribeira com sua extensão infinita de águas que banham aquela planície. Então vejo uma ponte tipo passarela que dá acesso ao outro lado do rio, o ônibus parou num ponto próximo para desembarcar algumas pessoas, e eu num impulso também desembarquei! E foi a decisão certa, embiquei na passarela e fui dividindo espaço com transeuntes dos dois lados e uma tramoia de bicicletas, mas todos se respeitando e eu o alvo de todos ali, pois olhavam para mim com aquele olhar questionador, “quem é esse cara com roupas coloridas e uma mochila dessa....”risos, eu pensando comigo mesmo: " nem liguem, sou louco mesmo".
rio Ribeira |
Ao passar do outro lado do rio peguei o sol se pondo e refletindo seus raios sobre o rio, que espetáculo. Mas eu tinha que acelerar para o centro histórico da cidade onde tinha visto sobre um hostel e fui perguntando para as pessoas a direção da Basílica e santuário do Bom Jesus de Iguape e quando percebi já estava lá. Aí perguntei sobre hostel, mas um senhor não sabia o que era, expliquei a ele e então me falou, “segue a rua e vai ver plaquinhas de aluga se quartos”. Quase no final da rua das Neves encontrei uma indicação de quartos para alugar, bati na porta e logo apareceu uma mocinha que me atendeu sorridente. Perguntei se tinha quartos e ela já foi falando que sim e convidando para entrar, achei até estranho, nem me questionou muito, mas depois percebi que o pessoal são muito gente boa e não tem a maldade das cidades grandes, confiam muito mais. Então me alojei no quarto que tinha uma cama de casal e uma beliche. E logo saí, pois queria ir até a Basílica agradecer e pedir a proteção do Bom Jesus de Iguape (Basílica muito linda por dentro) e também queria passar na panificadora para comprar uns pães para meu jantar a base de sanduiche de pão e salame. Voltando ao hostel tomei aquele banho e “bora” dormir, pois no dia seguinte a expedição começaria oficialmente.
Museu Iguape |
Centro Histórico de Iguape |
Igreja de São Benedito |
Basílica e Santuário do Bom Jesus de Iguape |
Continue...