Powered By Blogger

Montanhas do Paraná e do Brasil

Montanhas do Paraná e do Brasil

Compartilhe

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Um dia completo


Envolvido totalmente com meu casamento está bem difícil neste ano passar qualquer final de semana numa montanha, minha noiva anda até me cobrando. Mas sempre surgi imprevistos e fica complicado marcar qualquer coisa, mas neste feriado não podia passar em branco e o nosso destino era Salto dos macacos, precisava ir la levar minha noiva e mais um casal de amigos junto com sua filha de 7 anos para conhecer essa linda cachoeira, tudo marcado, tudo combinado, na véspera da viajem liguei para o posto do Iap da estrada Eng. Lange e por motivo de fortes chuvas a trilha estava interditada, então os planos mudaram, liguei para meus amigos e decidimos ir para o Morro do Canal que fica em Piraquara, como eles estavam levando a sua filha, achei mais fácil ir para lá e eles conhecerem um pouco de montanhas.
Acordamos bem cedo no feriado de terça dia de finados, na hora marcada, já estava chegando o casal junto com sua filha que iria pela primeira vez subir uma montanha, estava um pouco preocupado, pois queria muito que eles se apaixonem e gostem de fazer trilhas e montanhismo. Mauricio a sua esposa Talita e sua filha Lari, estavam empolgados para essa aventura, Lari disse que não tinha nem dormido direito. Uma colega, Gabi e seu tio Marcos, estavam nos esperando num trecho combinado com o Mauricio.
Dentro do carro ele me pergunta onde seria nosso destino já que os planos seria Salto dos Macacos, deu duas propostas para eles o Morro do Canal que seria ótimo para eles irem pela primeira vez, ou Anhangava que também é uma ótima montanha para quem está começando. Mauricio precisava descer para Porto de Cima depois de meio dia, então decidimos deixar de ir para o Morro do Canal e ir para Anhangava.


Em uma hora já estávamos no pé da montanha, no posto do Iap, já dava para perceber que teria muita gente la em cima, começamos a subir com tranqüilidade, conversando e brincando, o casal e sua filha estavam felizes pois estavam realizando um sonho, Gabi e Marcos que também nunca tivera em uma montanha também estavam bastante contentes.

Eu e Tanynha estávamos contentes por mais uma aventura, mesmo na dificuldade de sair por causa do nosso casamento que esta chegando. Logo chegamos na Pedra do Almoço, e uma parada para fotos. Dois rapazes estavam fazendo a Caninana, ainda estavam na base.

Coloquei uma cadeirinha na Lari por pedido do pai e com um pedaço de corda, fomos até as escadinhas. Estava bem complicado para subir, o numero de gente subindo aquela montanha era imenso e a boa parte eram pessoas que nunca tinham subindo uma montanha qualquer, uns diziam que estavam com medo, outros iam ficar por ali.

Sem cerimônia pedi licença e comecei a subir a montanha, primeiro minha noiva com a maquina subiu para registrar o momento, logo em seguida a Talita, Marcos e Gabi, eu e o Mauricio ficamos por ultimo para ajudar a subir a pequena Lari, que com coragem e força logo estava no final das escadinhas, continuamos nossa caminhada e em meia hora já estávamos no cume da montanha.


Curtimos um pouco, tiramos algumas fotos e fizemos alguns vídeos, o dia estava lindo e limpo, e por esse motivo o sol castigava bastante. A nossa volta foi mais tranqüila, descemos a pequena Lari do mesmo jeito, enquanto eu dava apoio em baixo o seu pai ficava dando segurança com a corda em cima, percebi que nem precisava desse material porque ela subiu e desceu com muita coragem e firmeza, descobri que estava nascendo uma grande montanhista e que vai levar isso para o resto da sua vida, respeitando e amando a natureza como ela deve ser amada.


E vi também um sorriso e orgulho de seus pais, que realizando esse desejo de sua filha de conhecer o verdadeiro espírito aventureiro que há tem. Mauricio e Talita também se apaixonaram e vão querer fazer algo um pouco mais difícil. Então logo tratei com eles para eles se prepararem para o Marumbi.

ao fundo Cirirca, PP e Agudos da Cotia

Chegamos já era umas 14:00 na base do Iap, dei baixa e o próximo destino era Porto de Cima chegamos la em 40 minutos, o lugar estava lotado muito cheio mesmo, cheio de farofeiros que aproveitaram o dia lindo de sol para se refrescarem no Nhundiaquara. Eu também aproveitei para um banho refrescante. Levei Tanynha minha noiva que tanto amo para tomar um sorvete e experimentamos o único sorvete que estava à venda numa soverteria la próximo, sorvete de banana, que era uma delicia, como o lugar estava cheio já não tinha muita coisa a venda.
Curtimos mais um pouco, apreciamos a natureza, olhei para o imponente Marumbi, olhei para o Mauricio e disse, "da próxima te levo lá, se você gostar levo você em outras montanhas mais difíceis". Nosso dia estava acabando para evitar muito transito logo fomos embora, na subida da serra o transito estava muito devagar quase parando, mas com segurança chegamos bem em casa, contentes realizados e felizes, pois encontramos novos e bons amigos que curtem aventuras e que com certeza vão ainda compartilhar momentos maravilhosos como foi neste feriado.