Powered By Blogger

Montanhas do Paraná e do Brasil

Montanhas do Paraná e do Brasil

Compartilhe

sexta-feira, 27 de maio de 2022

2° montanha mas alta do sul do Brasil, congelado pela primeira vez. 17/05 - Por Jhoni Siclei

 Pico Caratuva -12°

"Existe uma grande diferença entre existir e viver então viva arrisque-se!" Jhoni Siclei

Da esquerda para a direita:
Pedro, Fernando, Jhoni, Jonathan e dog Risadinha  

Texto: Jhoni Siclei

Sobre o nosso acampamento no segundo pico mais alto do sul do país. Até então não tinha postado nada aqui, vou relatar sobre o acontecido. Eu e mais 3 amigos já tínhamos programado de subir o pico Caratuva a algumas semanas atrás. Mas como trabalho aos fins de semana e nunca dava certo de cair no meu dia de folga, na última semana antes do acampamento decidimos ir em um dia de semana que estou mais tranquilo, e assim foi, deixamos marcado para irmos no dia 17/05, e em uma terça-feira decidimos justamente esse dia, até porque tínhamos olhado que ainda ia estar na lua cheia e que também irmos pegar uma sensação térmica de 2 a 3 graus visto pela previsão. E de todos os acampamentos que fiz nessa época de inverno e baixas temperaturas sempre consegui pegar um amanhecer lindo nas montanhas. 

Eu e meus amigos ficamos eufóricos com a o tempo maravilhoso que estava no dia e na mesma manhã do dia do acampamento, falei com o Jonathan, um amigo foi também para levar o seu drone para fazermos imagens área do nosso acampamento e do nascer do sol. Comentamos entre nós quatro, ai foi só alegria e a maior empolgação. No final da tarde do dia do acampamento nos encontramos na minha casa, tomamos um café bem reforçando e partimos. Saindo de casa, estava ventando um pouco, mas nada que nos impedia de ir como de costume tudo estava normal! Ao chegar na fazenda Rio das Pedras, aonde deixamos o carro para começar a subida e já era por volta das 22:00 hrs. Nos enrolamos um pouco ali e fomos para o IAP fazer o nosso registro para iniciarmos a subida ao pico Caratuva. 

Eu e meus amigos estávamos bem preparados para não passar fome e nem frio, levamos tanta comida e tanta roupa que nossas cargueiras estava cheia. Até comentei com eles, vamos levar umas 3 a 4 horas pra subir com essas cargueiras” e ri. Mas nos superamos, a subida foi muito rápida, devido ao tempo que estava tão frio nem cansado quase ficamos na subida. Um pouco antes da chegada do cume do pico Caratuva, já percebemos que o vento estava muito mais muito forte que até balançava as árvores ao nosso redor, mas mesmo assim estávamos decidido em acampar no cume. Ao chegar no cume do Caratuva as 00h:30min nos deparamos com tudo branco, você iluminava com a lanterna na vegetação e estava branco, confesso, eu fiquei muito feliz ao ver aquilo que eu nunca tinha visto no pico Caratuva. A empolgação era tanta e mais a adrenalina que nem frio eu senti. Fiz um vídeo e fotos ali mesmo onde eu estava devido a empolgação e depois fomos montar o acampamento. 

Como eu já tinha subido várias vezes o Caratuva e também fiz vários acampamentos ali, eu sabia de um lugar no cume onde daria para montar o acampamento e esconder do vento entre as árvores. Mas nisso eu estava torcendo para que não tivesse ninguém no lugar onde eu sabia, e fomos até lá e pegamos a montanha praticamente só pra gente, eu e meus 3 amigos e mais uma barraca que tinha um rapaz que só nos comprimento sem sair da barraca e voltou a dormir, e mais um cachorrinho vulgo risadinha ou sorriso. E aí fomos montar a nossa barraca, até então tínhamos levado duas barraca, uma para as cargueiras e a maior para nós quatro, mas decidimos montar só a maior mesmo. Montamos bem rápido e já entramos para dentro para nos aquecer, fiz uma sopa, tomamos um vinho e fomos dormir para acordar cedo para ver o sol nascer. Colocamos o despertador para as 05:30, ao despertar eu e o Jonathan fomos os que levamos primeiro e saímos da barraca para ver como estava. Meu Deus do céu vocês não imagina como fiquei, como foi a minha reação ao ver aquilo tão lindo tão branco tão congelado, pra mim foi surreal ver uma coisa magnífica. 

Ainda estava com muito vento, e assim os outros dois amigos se levantaram. Também perplexos pelo frio e pelo visual não do nascer do sol, mas sim pelo o qual tão branco e congelado que a vegetação estava. E assim foi a nossa estadia no cume do pico Caratuva, tiramos muitas mais muitas fotos e alguns vídeos, mas nada de drone rsrsrsrsr até porque o vento ainda estava muito forte. Logo após as fotos voltamos para a barraca onde fizemos o nosso café com direito a pipoca estourado na hora rsrsrsrsr, e depois do café saímos para ver mais um pouco para admirar aquilo que era tão inédito para todos nós. Logo após decidimos desmontar o acampamento por volta das 09h:30 e com tudo arrumando e organizado iniciarmos a nossa descida por volta das 10h:20 e chegamos na base do IAP por volta de 12h:40.

Embora estava intenso, não passamos frio, pois estávamos bem preparado com bons equipamentos. Não recomendo para pessoas não experiente em montanhas ou sem um guia qualificado, jamais devemos brincar com a montanha. 

Noticias no Brasil:

Exame
O Povo
Banda B
Ultimo Segundo
Massa News 


Montanhistas:
Jonathan Magalhães de Mendonça
Jhoni Siclei Cruz de Freitas
Pedro Guilherme de Oliveira
Fernando Souza de Oliveira Silva
















































Nenhum comentário: