Powered By Blogger

Montanhas do Paraná e do Brasil

Montanhas do Paraná e do Brasil

Compartilhe

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Os quatorzes picos acima de 8 mil metros de altura

Everest 8.844 m
O Everest é a montanha mais alta do mundo. Está localizado na cordilheira do Himalaia. Situa-se na fronteira entre o Nepal e o Tibete (China). Em nepalês, o pico é chamado de Sagarmatha (rosto do céu), e em tibetano Chomolangma ou Qomolangma (mãe do universo). Os primeiros exploradores a atingir o pico do Everest, em que se tem registro, foram o neozelandês Edmund Hillary e do sherpa nepalês Tenzing Norgay, numa expedição realizada em maio de 1953.






K2 8611 m
O K2 (também conhecida como Monte Godwin-Austen, Chogori ou Dapsang, ou ainda Daniel Ruggi) ( é uma montanha da cordilheira de Karakoram, uma das cadeias dos Himalaia, na fronteira sino-paquistanesa (na região da Caxemira ocupada, no Baltistão). É o segundo pico mais alto do mundo, depois do Monte Everest. Tem uma altitude máxima de 8611 metros, mas é apenas a 22º montanha mais proeminente (4.017 m de reascensão).
Foi explorado pela primeira vez por um europeu em 1856. T.G. Montgomery, na expedição liderada por Henry Haversham Godwin-Austen, designou-o "K2" ("Karakoram 2").

Kanchenjunga 8586 m
De 1838 até 1849, acreditava-se que o Kanchenjunga era a mais alta montanha do mundo, pois desconhecia-se a altitude do Everest e do K2. É uma enorme massa montanhosa com muitos cumes satélite emergindo da sua aresta gelada. Está situada na fronteira do Nepal e Sikkim, a apenas 46 milhas a noroeste de Darjeeling. É a mais ocidental das grandes montanhas de 8.000 metros dos Himalaias. Várias são as origens do nome Kangchenjunga, mas na sua tradução literal corresponde à expressão "Os 5 Tesouros da Grande Neve", como referência aos seus cinco picos que nascem dos seus glaciares, ou aos cinco tesouros que os deuses guardam nesta montanha: ouro, prata, cobre, trigo e os livros sagrados. Esta montanha só foi escalada com sucesso em 1955, por Joe Brown e George Band (expedição britânica) tendo sido tentada pela primeira vez logo em 1905, onde quatro membros de uma expedição internacional morreram numa avalanche.

Lhotse 8516 m
Lhotse é o quarto mais elevado montanha sobre a terra e é conectado a Monte Everest através da coluna sul. O meio de Lhotse (leste) é 8.414 medidores e Lhotse Sul é 8.383 medidores.

Lhotse foi escalado primeiramente em 1956 pelo Swiss Ernst Reiss e Fritz Luchsinger. Em Maio de 1979, Zepp Maierl e Rolf Walter de Austria fêz a primeira ascensão de Lhotse sul. Em Maio de 2001, o primeiro ascensão do meio de Lhotse foi feito por Eugeny Vinogradsky, por Serguei Timofeev, por Alexei Bolotov e por Petr Kuznetsov da Russia.
Em 31 dezembro 1988, Krzysztof Wielicki, um polonês, terminou o primeiro ascensão de a 8 mil metros em inverno. Até 2003, 243 que subiram Lhotse 11 montanhistas já morreu.

Makalu 8462 m
Makalu é o quinto mais elevado montanha no mundo e é situado 22 quilômetros (14 milhas) leste de Monte Everest, na beira no meio Nepal e Tibet. Makalu é um pico isolado cuja a forma seja uma pirâmide.
Makalu foi escalado primeiramente sobre Maio 15 de 1955 por Lionel Terray e Jean Couzy a expedição conduziu por Jean Franco, quipe francesa. O Makalu foi escalado pela fase norte e pelo cume do nordeste, através da sela entre Makalu e Kangchungtse (o Makalu-La), estabelecendo a rota padrão.



Cho Oyu 8201 m
Cho Oyu (ou Cho Oyo ou Zhuoaoyou) é a sexta montanha mais alta do mundo. Está localizada na cordilheira do Himalaia, a 20 km a oeste do monte Everest. Seu nome significa "a melhor turquesa" no idioma tibetano. Foi escalado pela primeira vez em 19 de Outubro de 1954, através do lado noroeste, por Herbert Tichy, Joseph Joechler e Pasang Dawa Lama, participantes de uma expedição austríaca. A primeira tentativa de escalada foi em em 1952, por uma expedição conduzida por Eric Shipton, mas as dificuldades técnicas em um penhasco de gelo acima de 6.650 m provaram ser além de suas habilidades

Dhaulagiri 8167 m
Dhaulagiri é a sétima montanha mais alta do mundo, 8167 metros. Está localizada na cordilheira do Himalaia, na parte centro-norte do Nepal. Seu nome significa "a montanha branca".

Após a sua descoberta em 1808 pelo mundo ocidental, o Dhaulagiri ficou conhecido como sendo a montanha mais alta no mundo. Isto permaneceu por vários anos, até ser ultrapassada pela estimativa da altitude do cume do Kangchenjunga em 1852.

O Dhaulagiri foi escalado pela primeira vez em 13 de maio de 1960, por Kurt Diemberger, Peter Diener, Ernst Forrer, Albin Schelbert, Nyima Dorji e Nawang Dorji, componentes de uma expedição helvético/austríaca.

Manaslu 8156 m
O Manaslu (também conhecido como Kutang) é a oitava montanha mais alta do mundo. Está localizada na cordilheira do Himalaia. Seu nome deriva da palavra Manasa, que em sânscrito significa "a montanha do espírito".
O Manaslu foi escalado primeiramente em 9 de Maio de 1956, por Toshio Imanishi e Gyalzen Norbu, membros de uma expedição japonesa.




Nanga Parbat 8125 m
Nanga Parbat é a nona montanha mais alta do mundo, com 8125 m de altitude, e a 14.ª mais proeminente. Localiza-se no na zona ocidental dos Himalaias, no Paquistão, e o seu nome significa, literalmente, "algo que está nu" em sânscrito.
É uma das montanhas mais escaladas, e mais mortíferas dos Himalaias.







Annapurna 8091 m
O Annapurna é uma montanha do Himalaia, no Nepal. É a décima mais alta montanha da Terra. Foi a primeira montanha com mais de 8.000 metros de altitude a ser escalada. Annapurna é um nome sânscrito que significa deusa das colheitas.






O Annapurna possui diversos picos secundários:
* Annapurna I 8,091 m
* Annapurna II 7,937 m
* Annapurna III 7,555 m
* Annapurna IV 7,525 m
* Gangapurna 7,455 m
* Annapurna Sul 7,219 m
Em 3 de Junho de 1950 Maurice Herzog e Louis Lachenal atingem o topo, uma expedição da qual participavam também Lionel Terray, Gaston Rébuffat, Marcel Schatz, Jean Couzy, Marcel Ichac, Jacques Oudot e Francis de Noyelle.
A face sul do Annapurna foi vencida pela primeira vez em 1970 por uma expedição britânica liderada por Chris Bonnington e que incluía o alpinista Ian Clough, que morreu durante a descida, atingido por um pilar de gelo desprendido da montanha.

Gasherbrum I 8068 m
Gasherbrum I (também conhecido como Pico Escondido ou K5) é a décima primeira montanha mais alta do mundo. Gasherbrum I faz parte dos montes de Gasherbrum, situada na região de Karakoram, no Himalaia. Gasherbrum na língua local significa "a parede brilhante".
Gasherbrum I foi escalado primeiramente em 5 de Julho de 1958 pelos americanos Peter Schoening e Andrew Kauffman




Broad Peak 8047 m
O Broad Peak (originalmente K3) é a décima segunda montanha mais alta do mundo. O Broad Peak faz parte dos montes de Gasherbrum, situado na região de Karakoram, no Himalaia, e está localizado aproximadamente a 8 km do monte K2. O Broad Peak é localmente conhecido como Faichan Kangri.
A primeira ascensão do Broad Peak foi feita em 9 de Junho de 1957, por Fritz Wintersteller, Marcus Schmuck, Kurt Diemberger, e Hermann Buhl, integrantes de uma expedição austríaca, conduzida por Schmuck. Uma primeira tentativa pela equipe foi feita em 29 de Maio do mesmo ano, onde Wintersteller e Kurt Diemberger alcançaram a parte de ligação ao local mais alto. A primeira ascensão foi realizada sem um dispositivo automático de entrada de oxigênio suplementar, carregadores de altitude elevada e sem sustentação de acampamento.

Gasherbrum II 8035 m
Gasherbrum II (também conhecido como K4) é a décima terceira montanha mais elevada do mundo. Gasherbrum II é o terceiro pico mais elevado dos montes de Gasherbrum, situado na região de Karakoram, no Himalaia.
Gasherbrum II foi escalado primeiramente em 8 de Julho de 1956 por Fritz Moravec, Josef Larch e Hans Willenpart, todos integrantes de uma expedição austríaca.



Shishapangma 8013 m
O Shishapangma é a décima quarta montanha mais elevada do mundo e a mais baixa das montanhas com mais de 8000 metros de altitude. Apesar disso, o Shishapangma foi o último pico de 8.000 metros a ser escalado. O nome tibetano significa crista acima das planícies gramíneas. Os nomes alternativos para o Shishapangma incluem Gosainthan (lugar dos santos em sânscrito), Xixabangma (o tempo mau em chinês) e Xixabangma Feng. O Shishapangma foi escalado primeiramente em 2 de maio de 1964, por Hsu Ching e sua expedição com mais dez chineses.

Nenhum comentário: