Powered By Blogger

Montanhas do Paraná e do Brasil

Montanhas do Paraná e do Brasil

Compartilhe

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Cânion Itaimbezinho - (Pesquisar valor de entrada)

O cânion Itaimbezinho, está situado no parque Aparados da Serra, na divisa dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A parte superior do planalto está localizada dentro do estado do Rio Grande do Sul, sendo que as bordas do cânion são a divisa com o estado Santa Catarina, sendo que os paredões, a Cachoeira das Andorinhas, a Cascata Véu de Noiva e o fundo do vale, onde está localizado o rio do Boi, estão em território catarinense. Com uma extensão de 5.800 m e 600 m a 2.000 m de largura e 600 m a 750 m de profundidade em seu ponto máximo.

A área do parque engloba uma região na qual estão presentes os biomas da mata atlântica, das florestas de araucária e do pampa gaúcho, com campos e penhascos. O parque protege diversas espécies animais, como papagaios-de-peito-roxo (Amazona vinacea), lobos-guará (Chrysocyon brachyurus), jaguatiricas (Leopardus pardalis), guaxinims (Procyon lotor) e até mesmo do leão-baio (Felis concolor).

O acesso ao parque dá-se tanto através da rodovia RS-020 como da rodovia BR-101, passando por Praia Grande (SC) via serra do Faxinal. As cidades mais próximas à unidade são Cambará do Sul e Praia Grande. Cambara do Sul fica a cerca de 190 km de distância da capital gaúcha, enquanto Praia Grande está a 294 km da capital catarinense. A entrada no parque é feita nos Postos de Informações e Controle, que ficam em Praia Grande e Cambará do Sul. Para quem sobe a estrada sentido a serra do Faxinal, vai encontrar diversas espécies de plantas nativas, morros e uma bela vista das cidades em torno de Praia Grande. O morro do cabrito é mais indicado e fácil de subir, é possível parar na estrada de chão e subir o morro com um pouco mais de 10 minutos. A estrada que leva até o parque é de fácil acesso, tanto carros baixos como vans e ônibus sobe essa estrada sem nenhum problema.

No Itaimbezinho a visitação é aberto a partir das 8:00 exceto segundas feiras (caso um feriado cai na segunda é aberto ao público), com entrada permitida até às 14 horas e permanência até as 17 horas. No parque não é cobrado nenhuma taxa de visitação, e tem estruturas como banheiro e áreas para pic-nic. No cânion é possível percorrer 2 trilhas, a do Cotovelo e a do Vertigem. E tem também a terceira trilha que é feita por baixo conhecida como Trilha do Rio do Boi. A Trilha do Cotovelo tem aproximadamente 6 km de ida e volta, e é possível percorrer por uns 120 minutos de ida e volta, dependendo da forma que você anda. É uma trilha extremamente fácil, sem nenhum obstáculo, primeiramente se inicia em estrada por onde percorre os fiscais de carro e logo começa a trilha mais próximo a borda do cânion. Assim que avistar a imensidão do cânion é possível chegar até a vista da trilha que percorre o rio do Boi. Uma vista magnifica de toda a sua extensão, no primeiro mirante é possível ver uma linda cachoeira conhecida com Véu de Noiva. A trilha do Vertigem é mais curta em torno de 30 minutos ida e volta, e é possível contemplar toda a imensidão e também a linda cachoeira das Andorinhas. Tanto a trilha do Vertigem quando a do Cotovelo não é desnecessário o acompanhamento de guia, porém se você quiser conhecer melhor a região que você está um guia será essencial.


Dicas:

  • Guarde pelo menos 3 horas para aproveitar bem o parque.
  • Contrate um guia se você deseja melhorar a sua experiência durante sua trilha, porém ela é alto guiada.
  • Leve lanche, faça um pic nic próximo as instalações, pode deixar seu lanche no carro e pegar quando terminar uma das trilhas.
  • No local existe uma pequena lanchonete, porém não cheguei a conhece-la, nesse caso pegue mais informações, caso você não venha com lanches.
  • Cuidado com os avisos de perigo, não ultrapasse a linha de segurança nas bordas do cânion.
  • Traga sua família pra conhecer, a trilha é para todas as idades.
  • Traga sua água, quando fui não tinha água potável.
  • Aproveite o máximo o seu passeio, cuide da natureza e traga seu lixo.








Ao fundo cachoeira Véu de Noiva

Cachoeira das Andorinhas, vista do mirante Vertigem




Mirante Cotovelo

Aqui é possivel avistar a parte da trilha do Rio do Boi ao fundo Praia Grande

Ponto mais profundo do Cânion.


Nenhum comentário: