Powered By Blogger

Montanhas do Paraná e do Brasil

Montanhas do Paraná e do Brasil

Compartilhe

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Pico Araçatuba

Uma das montanhas mais fascinantes do nosso Paraná é o Pico Araçatuba, com seus 1,673 de altitude. Localizada no município de Tijucas do sul – PR, aproximadamente 80 km de Curitiba e próximo da fronteira entre Santa Catarina/Paraná. É considerada a montanha mais alta do sudeste do Paraná, recebe toda corrente marítima e tem um clima bastante peculiar devido a sua proximidade com o litoral sul entre Guaratuba – PR e Garuva – SC. É uma das montanhas mais geladas do sul do país, com possibilidade de neve em períodos de inverno, como já ocorreu recentemente.

Para se chegar até o início da montanha é preciso acessar o bairro Matulão aproximadamente 20 km do pedágio e um pouco antes da Policia Rodoviária Federal. Uma dica, depois que a BR 376 se dividir fique atento, já é a primeira entrada para o bairro, não tem erro.  Depois basta seguir a estrada de chão que é bem boa para carros baixos por uns 5 km e sempre a esquerda até o estacionamento conhecido como Parque Araçá. Também é possível deixar o carro na dona Feliciana. O valor do carro é R$ 15,00, mas pode haver alteração, portanto antes de ir consulte o valor nas redes sociais de montanha.

O percurso da trilha é em torno de 2:10 a 3:00 com mochila de ataque, isso dependendo do seu preparo físico e condição do clima, a decida já é bem mais rápida pode ser feita em 2:00. Como essa montanha é praticamente toda exposta, o ideal é ir bem cedo para evitar o sol, ou ir no clima frio que é o mais indicado. Se você tem experiência em montanha, dá para ir no período da tarde entre 14:00 horas e voltar à noite, mas cuidado para não se perder.  Existe vários caminhos de rato até o cume, até uma boa parte da trilha está bem sinalizada, porém mais próximo ao segundo cume é bom ficar atento, a dica é sempre se mantar a direita.  Existe alguns totens que ajuda na navegação.  Na parte de cima próximo ao cume tem bastante charcos e com certeza vai atolar o pé em alguma oportunidade. O cume está a direita e a esquerda o falso cume.

No cume do Araçatuba o que incomoda bastante são os fortes ventos, existe bom espaço para acampar, porém não recomendo ir com barracas não preparadas para ventos.  Do alto da montanha é possível ver a serra do Quiriri, Pedra Branca de Araraquara, Litoral, Morro dos Perdidos e até o Monte Crista.  Existe água somente na primeira hora de trilha. Cuidado com o clima, do nada a temperatura muda, sempre leve um anorak, abrigo, agasalho, para evitar o forte frio que acontece lá em cima. O Araçatuba é usada também para testar equipamentos de frio em alta montanha, muito usada para que estão indo para o Aconcágua devido a sua baixa temperatura e terreno.

O Araçatuba é uma montanha linda, considerada moderada, mas requer respeito como todas as outras montanhas, traga seu lixo de volta, não faça fogueira e respeita a montanha. Ela sempre estará lá para lhe receber de volta.


Tempo de trilha: Aproximadamente 2:10 a 3:00 de ataque ou 3:30 a 4:00 de cargueira somente ida. 

Nível: Leve para moderada

Trechos com água potável: Sim (após uma hora de caminhada)

Risco de vida: Não

Ponto de incio da trilha: clique aqui.

Paga-se taxa: Sim R$ 15,00 o carro

Precisa de autorização para entrar: Não

Wikiloc: Araçatuba



Ponto de partida

Início da trilha

Primeira janela

Unico ponto de água


Primeiro cume


Cume Araçatuba

















Nenhum comentário: