Powered By Blogger

Montanhas do Paraná e do Brasil

Montanhas do Paraná e do Brasil

Compartilhe

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Um dia dos Pais no Marumbi




Passar um dia dos pais com meu filho já é maravilhoso imagina na montanha, e fazia bastante tempo desde a ultima vez que o levei para acampar. Meu filho já estava me cobrando há tempos, sempre me perguntava quando eu iria levá-lo novamente para acampar. Com minhas férias próximas não pensei duas vezes, e no dia 06 de agosto de 2010 era a data marcada. Passeio no mercado dias antes, comprei o que precisava para passar 4 dias inteiros com ele. Fui até a Serra Verde Express e comprei as passagens de ida até o Marumbi.


Esperando o Trem

No dia da viajem acordei bem cedo, arrumei o que faltava, saímos de casa ainda estava escuro para pegar o ônibus e em pouco tempo estávamos na ferroviária para pegar o trem. No trem meu filho perguntava muitas coisas e eu sempre o respondia com alegria, no vagão onde estávamos, estava bem vazio, dava para escolher lugares, sentamos mais próximo da janela para apreciar bem a viajem.



Alguem sabe o que era isso?



Estação Banhado


Véu de noivas

O tempo não estava muito bom, uma serração tomava conta de todo o passeio, pouco se via. No cadeado era impossível avistar o Pico do Marumbi e outras montanhas. Chegamos um pouco antes das 11:00 da manha, logo fomos para o camping montar tudo e fazer um lanche, já sentia a alegria dele no lugar, pedi para ele me ajudar a montar e assim ele o fez. Depois de tudo pronto um lanche rápido, pois tinha levado lanche pronto para evitar fazer comida na chegada.



Nossa casa durante 4 dias


Estação do Marumbi toda reformada

O camping estava vazio tinha umas 4 barracas apenas, acreditei que logo iria encher como sempre acontece. Já de inicio um gaucho logo veio me cumprimentar, seu nome era Felipe um biólogo de Porto Alegre que estava a uma semana esperando o tempo abrir. Ele me contou que durante toda a semana chovia sem parar e que não tinha como subir a montanha, passei uma boa noticia que a previsão do tempo estava para melhorar. Enquanto meu filho brincava sozinho e acompanhava os trens que passava, eu verificava se em algum momento o tempo iria limpar.




La por umas três da tarde, surgiu a oportunidade de passear como meu filho, resolvi levá-lo para fazer uma trilha até um pouco mais logo, a princípio era levá-lo até o Eng. Lange, preparei um lanche, coloquei água e as lanternas de cabeça e descemos até a estação, o Vini estava bem empolgado e queria mais, e então resolvi descer até a saída do Itupava, subimos a escada e fomos até a ultima ponte do Rio Taquaral onde tiramos algumas fotos. No retorno começou a escurecer e ele queria porque queira usar a lanterna então o deixei. Voltamos rápido até a estação e logo percebi que uma luz forte batia nos paredões do Marumbi, era o sol querendo aparecer.


Estradinha para Eng. Lange


Estação Eng. Lange


Saída da trilha do Itupava


Ponte sobre o rio Taquaral

Chegamos já era quase escuro e o Pico do Marumbi e as montanhas próximas já eram possíveis avistá-las por completo, a previsão do tempo tinha acertado e o fim de semana seria bom e quente conforme tinha vista no Simepar e no Clima tempo. Logo fizemos amizade com dois jovens que também estavam acampando, fiz uma janta para mim e para o Vini, jantamos e logo fomos dormir.


Logo no dia seguinte o céu estava bem limpo e sol já ia aparecer com força total, esquentou bastante, mas não estava muito bom para ir no rio. Fiz um café e um Nescau para ele, fomos até o alojamento onde encontrei o Mario e minha amiga Ju, que já estava de voluntária há tempos. O meu filho queria muito ir para o rio, então fui buscar umas roupa e uma toalha, quando voltei estava ele e a Ju fazendo uma aposta, se ele entrasse no rio ela ia correr da placa até a estação se ele não entrasse seria ele que ia correr. Aposta feita, o levei até o Cemitério dos Grampos, logo que chegamos lá ele logo foi tirando a roupa e entrado no rio, a água estava muito gelada, o sol nem estava batendo nas pedras ainda, mas mesmo assim ele se encorajou e entrou na água, brincou um pouco e todo roxinho saiu, achei um lugar para ele se esquentar, logo depois subimos e ele logo foi cobrar a apostar, filmei para comprovar e chamei o Mario para ver a Ju correndo.





Gigante e Torre do Sino
Depois de um bom almoço, fomos novamente para o rio, mas desta vez ele não teve coragem de entrar, tiramos algumas fotos e voltamos para o camping, o lugar estava bem vazio tinha no maximo umas 6 barracas, tudo estava tranqüilo.
Logo escurece e fomos para a estação conversar um pouco, o Vini estava bem enturmado com o gaucho e mais uma meninos que estavam acampando la, conversamos e na volta o Vini disse que queria ir embora, pois estava com saudades de casa. A idéia era voltar na segunda, tinha levado bastante comida para 4 dias, não queria voltar com tudo aquilo novamente. Fomos dormir e logo cedo depois do café o levei para a cachoeira do Marumbinistas, voltamos e fiz um almoço bem reforçado para vários amigos que estavam lá. Almoçamos, descansamos e o levei para o Rochedinho, uma caminhada gostosa e descontraída, percebi que ele estava adorando o passeio, e que tudo estava correndo muito bem, foi o melhor presente dos dias dos pais que um pai podia receber, foi maravilhoso. Voltamos, tomamos um bom banho quente, desmontamos tudo e era só esperar o trem de retorno.



Vista do Rochedinho
Fiquei sabendo que na segunda o tempo iria novamente mudar, então pensei que a escolha dele de ir embora no domingo foi ótima. Foi uma das aventuras mais gostosas que eu já fiz, levar meu filho para a montanha e ver o quanto ele gosta é muito bom, não vou pensar duas vezes para levá-lo novamente. Um passeio gratificante que não tem preço que pague.


Um bom rango, jantar para 6 pessoas



Indo para casa


Marumbi vista do Cadeado

Veja tambem, clique aqui

2 comentários:

Unknown disse...

Muito legal o passeio. Sobre a foto em que pergunta o que era isso, era a plataforma de carregamento da antiga pedreira de Roça Nova, foi dali que tiraram as pedras para a construção da estrada de ferro Curitiba-Paranaguá. Veja aqui: https://www.google.com.br/maps/place/Pedreira+Abandonada/@-25.4713191,-49.0102538,15z/data=!4m5!3m4!1s0x0:0x5165c1c4ff30437!8m2!3d-25.4713191!4d-49.0102538

Reginaldo Mendes disse...

Cara que bacana, até hj me pergunto, obrigado e valeu