Powered By Blogger

Montanhas do Paraná e do Brasil

Montanhas do Paraná e do Brasil

Compartilhe

segunda-feira, 24 de junho de 2024

Pico Agudos - Sapopema - Pr


Principal pedra para lindas fotos 

Localizada no vale do rio Tibagi no município de Sapopema - PR o Pico Agudos com seus 1100 metros é ponto mais alto da região do norte do Paraná. Para chegar até a base da montanha é preciso pegar uma estrada de chão de aproximadamente 20 km, a estrada é até boa, porém em dias de chuvas pode ser um pouco mais complicado. É necessário fazer reserva e existe algumas regras para os dias de semana.  O contato para a reserva é 43 99868 8280, eles cobram uma taxa de R$ 30,00 (até a data desse post). Nos finais de semana não é necessário guia, mas para quem não tem muita experiência em trilha, até recomendo, principalmente para passar nos últimos trechos de “escalaminhada”, tanto por corrente como por grampos. 

Na parte final da trilha tem dois caminhos que você pode escolher. Os Grampos é a passagem mais fácil, mas bem mais movimentadas, pelas corretes tem sua dificuldade, porém não tem muitas gente tentado subir. O tempo de subida leva em torno de 40 min até 1h:30h dependendo do seu preparo físico, nós levamos 1h:14m, devido a quantidade de gente na trilha e também para acompanhar os nossos. A descida é mais rápida levando em torno de 40 minutos ou até menos. Não é permitido acampar no morro e nem tem muito espaço pra isso, mas na base tem camping e também na região mais próximo ao morro. A subida não é das mais difíceis, para quem conhece nossa montanhas aqui no Paraná é como subir o Capivari Mirim e faltando uns 200 metros para finalizar o morro, começa alguns trechos de corretes e escadas, mas nada muito difícil de encarar. 


Existe dois lados para subir, as escadinhas (grampos), muito parecido com as do Morro do Canal e as corretes que já quer um pouco mais de habilidade e força.  Não tem água durante todo o trajeto da trilha, então recomendo levar a sua própria água.  Não vi lugar para abastecer na base, pois levei minha própria água. Recomendo então trazer de casa e ficar pronta pra trilha. No cume do morro é possível avistar toda sua beleza, tanto o vale do rio Tibagi que corta a montanha, e toda a planície em sua volta. Em seu cume é possível andar em toda sua plataforma, tirar linda fotos em algumas pedras e visitar tanto o lado norte quanto o lado sul do morro. O lado sul mesmo tem uma vista incrível e de frete um castelo de formação rochosa. 







A trilha em si é bastante movimentada, então já se prepara para pegar muita gente na trilha e disputar um lugar para foto, existe até fila para tirar na principal pedra da montanha. Já vai preparado o seu psicológico para enfrentar muita gente no morro. Mas vale a visita, o lugar é lindo a estrada até o morro não é muito ruim, sendo possível chegar com facilidade. Na base tem uma estrutura que não é lá grandes coisas, mas dá para se trocar para a longa voltar pra casa e também até um banho de água gelada. Caso queira na volta, tem lugar nas proximidades para lanche ou refeição, tem duas opções, o restaurante França contato 43 98402 1917 que serve buffet e também o restaurante Cachoeira da Mata 43 98424 0825 que além do buffet tem uma cachoeira, a uns 15 minutos do restaurante (trilha). Não chegamos a parar para saber se é bom ou não, mas pelo que eu li nas avaliações é bem positivo.

Algumas recomendações: Traga seu lixo de volta, não se arrisque muito no cume da montanha, existe lugares no cume bem expostos e muito perigoso, cuidado com as pedras mais lisas, pois pode ser falta.

A vista é linda e aprecie sem moderação.

Wikiloc Pico Agudo





Nenhum comentário: