Montanhas do Paraná e do Brasil

Montanhas do Paraná e do Brasil

Compartilhe

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Além das Nuvens – Abrolhos a ultima de 2013




Combinei mais uma vez com a Equipe Tiamat para um final de semana imperdível. O objetivo era leva-los a uma bela cachoeira e fazer a minha ultima montanha do ano, e assim, completado o conjunto do Marumbi. No sábado, eu minha esposa e nossa amiga Viviane, esperamos o pessoal em Morretes para iniciamos nossa caminhada numa cachoeira: o Salto da Fortuna. Uma bela cachoeira com seus 50 metros de altura e um visual magnífico. O salto é protegido pelo Parque Estadual do Pau Oco e é bem preservada. Para chegar nessa cachoeira é bem simples, chegando em Morretes pegue a estrada da Anhaia uma antiga estrada do engenho e seguir até seu final. Pode deixar seu carro num sitio ali perto, fazer o registro de entrada com um caseiro que fica logo depois da ponte de pedra e subir morro a cima.







Iniciamos nossa caminhada para o Salto as 15h00min. O horário de verão favorecia com o sol brilhando e forte numa caminhada era tranquilo e sem presa. A Trilha é bem leve e apresenta somente dois obstáculos para passar, sem dificuldade. Em uma hora, atravessando dois rios e caminhando em trilhas leves já estávamos no Salto da Fortuna. Tomamos um belo banho de cachoeira bem gelada e voltamos. Passamos em Morretes compramos carne e partimos mais uma vez para o camping do seu Chiro. Depois de um churrasco bem preparado, fomos dormir para o dia seguinte, pois seria um dia bem pesado.





Acordamos bem cedo desmontamos acampamento e partimos rumo ao conjunto de montanhas do Marumbi. Uma leve garoa caia e uma incerteza tomava conta, pois tínhamos receio de chegar ao cume e não ver nada. Chegamos à base da montanha e um vazio estava na nossa frente. Não se via nada, o forte nevoeiro cobria toda a montanha. Abrolhos com seus 1200 metros de altitudes e suas belas corretes e grampos e dificuldade moderada para pesada. A ultima montanha do ano de 2013 provavelmente nos decepcionaria. Comigo estava indo minha esposa que já tinha subido há um tempo atrás e nossa amiga Viviane Kanuta que estava fazendo sua primeira montanha, um desafio e tanto para ela. A Equipe Tiamat estava mais reduzida, facilitando as subidas em corretes e grampos. O grupo estava composto por: Sergio, Diana, Vivi, Chico, Evandro, Deise e Mercia.










Passando pelos seus obstáculos de dar medo, o nevoeiro parecia que nunca ia acabar. E para desaminar um grupo de jovens que voltava do cume nos informou que nada se via lá de cima. Chegamos à bifurcação, paramos para fazer um lanche e repor as energias e logo partimos para o Abrolhos. O céu azul começava a surgir, a incerteza de não ver nada no cume começava a sumir e quando passamos as nuvens uma grande surpresa: um mar de nuvens magnifico e completo, um visual lindo nos presenteava naquele momento, algo que há muito tempo não tinha vista! Foi realmente um grande presente para todos e mais uma montanha  realizada com sucesso.


Curtimos aquele visual magnifico tiramos muitas fotos e começamos nossa decida.  Em três horas já estávamos novamente na base do Marumbi e ao final ela ainda nos deu a graça de aparecer entre nuvens. Voltamos todos juntos até o IAP, tomamos uma Coca-Cola bem gelada e partimos para casa. A Equipe Tiamat ainda tinha o retorno até Florianópolis, uma viagem longa e cansativa, mas que com certeza vale a pena.


Parabéns mais uma vez a todos pela conquista do Abrolhos e pela companhia maravilhosa. Parabéns a Viviane Kanuta pela conquista da sua primeira montanha e que seja a primeira de muitas. Essa foi minha ultima montanha de 2013.


Equipe Tiamat, preparem-se, em 2014 promete muitas montanhas!















Um comentário:

Diana ROSA disse...

Muita parceria Reginaldo e fomos abençoados novamente com um dia mais que especial, obrigado pela companhia mais uma vez! Abração!