Powered By Blogger

Montanhas do Paraná e do Brasil

Montanhas do Paraná e do Brasil

Compartilhe

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Muito lixo no Parque Tanguá




Ontem eu e meus amigos fomos dar uma escalada e fazer um rapel só para passar o tempo. Passando o rio do parque Tanguá tem uma pedreira desativada onde é possível fazer algumas escaladas, existe algumas vias e bons paredões para a prática de rapel. Eu e Tanynha chegamos até bem cedo no parque e lá ficamos apreciando a bela vista, as 9:00 descemos até as churrasqueiras onde encontraríamos o resto da turma. Já bastante atrasado chega o pessoal. Geralmente para passar o rio temos que passar por dentro dele, a água é suja e muitas vezes até fede. Para evitar o rio encontramos uma ponte bem improvisada, feito de bracatingas e restos de árvores. E represada nela um verdadeiro descaso do homem, lixo, muito lixo. Era tanto lixo boiando que dava para passar por cima das madeiras que estavam ajudando a represar.
O Homem está cada vez mais destruindo a natureza vai ao parque se divertir com a família, fazem aquele churrasquinho, tomam cerveja a vontade, jogam o lixo no chão e esse lixo vai para os rios. Foi uma tristeza muito grande ver tudo aquilo, pedi até para uma equipe da TV Paranaense fazer uma reportagem sobre o assunto e mostrar para o povo que gosta de parque nos fim de semana o que está acontecendo.
Muitas vezes dizem "ah é só um papel ou plástico que eu estou jogando, não vai fazer tanto efeito assim". Mas ao ver a foto abaixo com certeza vão perceber o que estão fazendo.
Vamos cuidar da nossa natureza, é um apelo.
Assista a reportagem aqui. Muito obrigado amigo Rafa por acompanhar e se disponibilizar seu tempo para essa causa.


Foto tirada no nosso retorno da escala, note que existe uma pequena ponte onde se é possível passar por ela sem problema algum. Esse lixo provavelmente está represado devido a lixos jogados no parque e depois das chuvas fortes o rio transborda e carrega todo o lixo para dentro. Outros casos são pessoas que passar o seu fim de semana no parque e não jogam o lixo nas lixeiras. Foto: Reginaldo Mendes


10 comentários:

Anônimo disse...

fiquei muito triste em ver essas imagens de descaso com o meio ambiente, e acima de tudo com o parque, que um dia foi um lixão.
parabens pela denuncia.
geromo.

Menina Papoila disse...

è naldo amigo, é bem triste mesmo.
Só que ngm consegue mudar a cabeça desse "povo" que faz essas porcarias, eles deveriam se concientizar, mas ñ se importam com isso...nos que sabemos conviver com a população e com a natureeza e principalmente respeitar ela, sabemos o quanto é triste ver isso, podemos mudar fazendo isso...levando a informação a outras pessoas. Bom é isso ai...Bjus amoooooooooo e viva a NATUREZAAAAAAA

Reginaldo Mendes disse...

olha so pessoal que bacana, valeu a pena mesmo

http://www.rpctv.com.br/paranaense/video.phtml?Video_ID=93285&Programa=bomdiaparana&tipo=&categoriaNome=

Rodrigo Barbosa disse...

É isso aí mesmo, temos o dever de cuidar da nossa casa,não importa se é na serra ou na cidade, o planeta merece o mínimo do nosso respeito e atenção, vlwww mesmo a denuncia!!!!
CONSCIENTIZAÇÃO!!
É essa a palavra chave!!!!

Marinho disse...

Temos sempre que ajudar....

ainda mais por uma nobre causa...

;)

Anônimo disse...

olá, vcs escalaram no parque tangua mesmo ? ali nas vias que tem passando o túnel ??
aonde é esse lugar que vc disse que atravessa o rio, procurei algum lugar la para escalar mas não achei, pelo que sei a escalada la esta proibida.
me passa os betas de como chegar nessa pedreira ai desativada, abrcs

Reginaldo Mendes disse...

Meu amigo, para vc ir até a pedreira abandonada vc precisa atravessar um rio. para isso vc tem q chegar até as churrasqueiras que ficam no final do parque é possivel ver essas churrasqueiras cobertas la de cima do parque. Atravesse o rio e depois é so pegar uma estradinha e vc estara na pedreira.

Unknown disse...

Parabéns pela denuncia Reginaldo. Vamos divulgar para que esta postagem chegue até os responsáveis pelo crime ambiental, quem sabe assim sintam vergonha de ser porcalhões!!!

Reginaldo Mendes disse...

Temos que sempre nos unir contra essas pessoas que nao cuida da nossa natureza

Beto Vailatti disse...

Ola. Não é só lixo que há no Parque. O parque realmente é muito bonito. O problema está na segurança: existe até um posto da guarda municipal, e até tem policiais la. Mas e daí?! Eles não saem do posto, sequer são capazes de fazer rondas para averiguar a situação do parque. Porque escrevo isso?
Tive meu carro arrombado no estacionamento do parque, quebraram o vidro elevaram nossas malas, ao comunicar os guardas, a surpresa: "NÃO PODEMOS FAZER RONDA SE O SENHOR NÃO IDENTIFICOU QUEM FEZ!!!". Nem mesmo o B.O. foram capazes de fazer,, e quando pedimos onde deveriamos ir fazer o B.O., nos mandaram para uma delegacia fechada. Fomos salvos pela P.M. q nos atendeu muito bem. Portanto, vá para lá, até vale a pena, mas fique atento, Detalhe, no dia anterior, também haviam arrombado outro carro de um morador de Curitiba, no mesmo estacinamento. Tá aí uma sugestão de Pauta para vocês!
Valeu, Beto.