Montanhas do Paraná e do Brasil

Montanhas do Paraná e do Brasil

Compartilhe

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Montanhistas abrem nova via em Pancas (ES)

Os montanhistas Oswaldo Baldin e Paulo Henrique Munhoz abriram uma nova via na parede da Pedra do Operário, que fica na cidade de Pancas (ES). Nomeada de “MissPanca”, o novo desafio para os amantes de escalada tem 330 metros de altura, com vias graduadas em 4º e 5º.

“A via MissPanca tem uma escalada variada: tem enfiada em livre de 4º com exposição E3, passando por enfiadas em cliff (A1) que podem ser liberadas e mandadas em livre futuramente (protegidas em E2), até as duas enfiadas finais, que, apesar de serem fáceis (3º), não tem nenhum grampo intermediário, somente nas paradas a cada 50 metros. Então, a via com sua variedade é garantia de diversão”, contou Baldin.

Segundo o escalador, o nome MissPanca surgiu depois de todo o trabalho que a dupla teve para chegar ao topo da montanha. “O desgaste decorrente do calor havia nos exigido bastante e, graças a ele, surgiu o nome da via”, explicou.

Ao todo, foram batidas 31 chapeletas, com todas as paradas duplicadas e com malha rápida, o que deixa a via pronta para o rapel.
O Espírito Santo é conhecido pelo grande potencial de escalada, exatamente por possuir uma enorme quantidade de montanhas. Duas das vias mais famosas do estado são a histórica Chaminé Brasília na Pedra da Agulha, conquistada em 1959, e outra na Pedra da Gaveta.

Nenhum comentário: