Powered By Blogger

Montanhas do Paraná e do Brasil

Montanhas do Paraná e do Brasil

Compartilhe

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Catalogando Montanhas - Pico Ciririca

Placa Do Ciririca - Foto Reginaldo Mendes
O Pico Ciririca é uma das montanhas mais fascinante que existe na serra do mar paranaense que também faz parte da Serra do Ibitiraquire. Com seus 1760 metros acima do nível do mar. Saindo da Fazenda do Bolinha e seguindo entre o vale de Tucum e Camapuã, passando por cachoeiras. A trilha é bem pesada, no mínimo 8 hrs de caminhada até as placas, que estão abaixo do cume da montanha. As placas eram elementos passivos de repetição de sinais de microondas instalados na década de 70 com o objetivo de fazer enlace de rádio entre Curitiba e a Usina Parigot de Souza no outro lado da Serra do Mar. Hoje elas estão desativas, por causa do difícil acesso e do alto custo de manutenção.
Sua rampa é extensa e cansativa, sem escadas, correntes ou degraus é tudo no braço.
A trilha de baixo é a mais usada por causa da distancia e dificuldade mas é só possível ver toda serra do mar depois de uma longa caminhada. A trilha de cima leva até o Tucum/Camapuã, Luar e Siri. A montanha contem boas clareiras para acampar, e um visual magnífico. É possível enxergar toda Quatro Barras, Curitiba, a BR 116 e o litoral paranaense, e uma grande parte da serra do mar.

3 comentários:

Unknown disse...

Tem como comparar as rampas do ciririca com as Rampas do Anhangava?abraço e parabens

Unknown disse...

Tem a possibilidade de comparar as rampas do ciririca com as rampas do anhangava?abraço e parabéns

Reginaldo Mendes disse...

Ola Rodrigo, primeiramente obrigado por ler meu blog. Não, nunca nessa vida. O Ciririca é para muitos montanhistas a montanha mais difícil do Paraná de se chegar no cume. A rampa é bem doida tem muitos que diz assim "da vontade de sentar e chorar". É preciso ter um bom preparo físico e vontade de chegar. Se vc ja fez o Pico do Paraná de ataque umas duas vezes por exemplo esta preparando para o Ciririca, porem o ideal e acampar no cume, tem boas clareiras para isso. Boa sorte la amigo.