Montanhas do Paraná e do Brasil

Montanhas do Paraná e do Brasil

Compartilhe

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Sherpas são sempre os primeiros

Mais uma vez, sherpas são os primeiros a chegarem ao cume do Monte Everest na temporada 2010. Pela face sul da montanha, os moradores da região subiram os 8.848 metros para colocar as cordas de fixação para os montanhistas iniciarem suas tentativas. A Alpine Ascents International recebeu a notícia em tempo real.

“Acabamos de ouvir de nossa equipe de sherpas que nossa corda foi fixada, e eles ligaram para relatar que estavam no cume do Everest. Este esforço tem sido coordenado com outras equipes e agora o caminho está ok, estamos esperando um clima melhor nas próximas semanas para tentar chegar lá”, relatou um membro da Alpine Ascents. Agora, a expectativa fica por conta da chegada dos sherpas nos campos mais baixos.

Por ser um trabalho perigoso, nesta temporada houve conversas sobre uma regra que permite somente os sherpas a colocarem as cordas no topo das montanhas. “Esta foi a mesma regra que foi imposta no acampamento três no Lhotse há cerca de uma semana. Concordamos em esperar que os sherpas completassem o perigoso trabalho de fixar as cordas antes de subir a montanha”, explicou Phil Crampton, líder da Altitude Junkies.

Grande parte das expedições já se encontra pronta para atacar o cume da montanha, e agora, com a fixação das cordas, a ansiedade aumenta. Mas as condições climáticas da região ainda seguram os montanhistas nos acampamentos base. A melhorias no tempo são pequenas e a previsão é de ventos fortes nos dias 7 e 8 de maio.

Fonte: webventure

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei da sua explicação s/ descida de Rapel.
Vc soube do militar que caiu do rapel em Torreões?