Powered By Blogger

Montanhas do Paraná e do Brasil

Montanhas do Paraná e do Brasil

Compartilhe

sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

Travessia Reserva Lagamar - Por Vanderlei de Castro: Sétimo Dia

15/10/2024 Sétimo dia da travessia:

 



Acordei às 05:15 da manhã, dia já clareando, mas estava recuperado do cansaço do dia anterior. Logo fui fazendo meu café da manhã para não perder tempo, pois quero chegar até a vila de Superagui ainda hoje. Arrumei minhas coisas como sempre, pois levo uns 50 minutos para deixar tudo certo porque tem que caber tudo na mochila. As 07:20 já estava caminhando na praia rumo a Superagui, dia lindo, sol estralando e bora caminhar. Eu acabei acampando bem na região que assoreou o canal ali existente que dividia Ilha do Cardoso da Ilha de Superagui e que também era divisa entre os estados de São Paulo e Paraná, pois acabou abrindo um novo canal a uns 8 km para dentro da ilha do Cardoso.






Já tinha caminho uns 40 minutos, foi quando avistei de longe uma pessoa, logo percebi que a mesma está pescando com sua rede, ao me aproximar cada vez mais, fui percebendo que era um homem muito franzino que mal conseguia puxar sua rede do mar, então ao chegar perto já me ofereci para ajudar a puxar a rede e ele me respondeu com um sorriso alegre cheio de gratidão. Seu João Pires, bah, que ser humano extraordinário, 63 anos de idade, mora sozinho naquela região abandonada, saiu daquela região somente duas vezes na sua vida, vive do que pesca, mas aqui estou resumindo ao máximo daquilo que gostaria de descrever sobre o exemplo de vida que seu João me transmitiu em pouco tempo. Pois nós almejamos tantas coisas na vida, sempre queremos mais e mais, nunca estamos satisfeitos, vivemos numa bolha do capitalismo aterrador e ali, naquela praia, naquele mar, um homem supersimples, sorridente, feliz por viver ali e que tinha acabado de pegar dois pequenos bagres do mar , os quais seriam sua mistura, como ele mesmo disse, seu João não almeja nada além de viver a vida, de respirar e agradecer...Amigos, este momento foi o mais espetacular destes sete dias de travessia, eu cheio de anseios, de frustrações,  de querer mais e mais, insatisfeito com muitas coisas e naquele lugar, Deus coloca seu João no meu caminho para mostrar para mim que a vida é muito simples, mas somos nós que complicamos tudo com nossos desejos desenfreados e egoísmo.



 Seu João Pires



Seu João me convidou para ficar e almoçar com ele, mas agradeci o convite e falei que teria que continuar, prometi a ele que retornaria um dia para, vivenciar a rotina dele e aprender com ele. E sorrindo sempre me despedi daquele franzino pescador que ao caminhar cada vez mais longe dele, o mesmo ia ficando pequeno até sumir no horizonte. Aqui chorei muito por quilômetros na praia deserta de Superagui, pois a experiência vivida em minutos me fez ver que a vida é trem bala mesmo parceiro e perdemos muito tempo com coisas fúteis.








Mas bora lá, a praia deserta de Superagui é “carrasqueira”, se anda, anda e nunca termina. Encontrei no caminho alguns moradores de Superagui de moto, muitos fazendo fretes para levar pessoas e coisas até o Pontal da ilha do Cardoso. Conversei com seu Odair, pois parou para me oferecer carona, mas agradeci e expliquei que estava fazendo uma travessia, então ele me contou que faz muitos fretes aos guias que fazem a travessia Lagamar ele vai buscar as mochilas no Pontal e leva para Superagui, assim alivia o peso dos caminhantes. Seu contato se algum dia alguém precisar (41 998995072). Segui minha jornada, segundo ele eu tinha mais 8km pela frente e lá fui eu com muita disposição e foco. Quase terminando a praia deserta, passei pela pousada e Camping da dona Rosa, fica em meio a restinga, lugar lindo. Mas logo comecei avistar pescadores pela praia, isso indicava que estava próximo da vila de Superagui, fiquei feliz e meus ombros agradece... hehehe. E as 15:22 horas cheguei com 28 km caminhado, mas já fui atrás de um camping e acabei escolhendo o Camping Caiçara do seu Anderson e sua mãe, me fizeram por R$ 25,00 a diária, e antes de armar minha barraca e jogar as coisas para dentro, já me convidaram para o café da tarde o qual não recusei, kkkk. Pensa num pão caseiro que tinha acabado de sair do forno, delícia. Logo depois do café, deixei tudo pronto com minha casa de milhões e corri para o banheiro tomar aquela ducha, pois estava a dois dias sem banho, o gambá perdia feio para mim no perfume...kkk. Então esquentei uma água, preparei meu chimarrão e foi ver o pôr do sol, que amo ver em Superagui, é extraordinário, precisam ir ver. Depois janta feita, louça lavada e hora de ninar, pois o corpo pedia descanso. Programei para despertar as 06:00 da manhã e só agradeci a Deus por mais um dia e capotei.... 

Boa noite pessoal....











Continue... (clique para o dia seguinte)