Powered By Blogger

Montanhas do Paraná e do Brasil

Montanhas do Paraná e do Brasil

Compartilhe

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Salto dos Macacos pede socorro.


A cachoeira do Salto dos Macacos precipita-se de uma altura de 70 m, formando impressionante e profunda piscina natural. Em seguida forma outro salto, o Redondo, com aproximadamente 30 m de queda livre e 20 m de largura, proporcionando um espetáculo maravilhoso, que pode ser avistado do Rochedinho do parque nacional Pico do Marumbi.
O pequeno Rio dos Macacos nasce no morro homônimo em meio a Serra da Farinha Seca. E segue seu curso até se juntar ao Rio Ipiranga.
Um natureza linda, fantástica, Deslumbrante e ameaçada pelo homem ou vândalos. Um trilha aberta destinada a todo tipo de turismo, jovens, adultos e crianças. Nos últimos meses percebi que teve um aumento muito grande de pessoas que estão acampando e se aventurando por lá. Deixando um rastro de desordem, lixo e degradação. Por mais que o IAP (Instituto Ambiental do Paraná) esteja cadastrando e orientando o pessoal, isso não esta resolvendo. Na verdade o próprio IAP pouco se importa por aquele lugar. Na ultima vez que estive la presenciei algo assustador, lixo por toda parte, alguns jovens que estavam acampando simplesmente não estavam nem ai com a limpeza do lugar, quando informei o IAP sobre isso, somente soltaram um riso de "obrigado volte sempre". Um crime contra a natureza. As trilhas estão cada vez mais abertas, um verdadeiro Itupava. É preciso fazer barreiras do contenção e limpeza nas trilhas.
Se você estiver lendo este texto agora, e pretende ir para o salto, faz o seguinte, quando você estiver descendo tente trazer o máximo de lixo que você puder, toda vez que alguém fizer isso vai ajudar na limpeza, e se você for, evite jogar lixo.


A Natureza agradece.