Powered By Blogger

Montanhas do Paraná e do Brasil

Montanhas do Paraná e do Brasil

Compartilhe

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Catalogando montanhas - Itapiroca


Pico Itapiroca - vista do Getúlio
O Pico Itapiroca, é a quinta montanha em altitude desta região. Sua aproximação se dá pelo mesmo caminho de acesso ao Pico Paraná. A caixa do cume está localizada no primeiro cume no pé da trilha. O cume verdadeiro fica logo a seguida onde é possível avistar outras montanhas.
Como Chegar: Pela 116 sentido Registro – SP, quando passar pelo posto Tio Doca, existe duas pontes antes da represa Capivari, antes de passar dessa segunda ponta entre a direita numa estada que está levemente asfaltada com antipó. O resto do caminho é de estrada de chão até a Fazenda do Pico do Paraná. (consulte no site os horários e preços de entrada) clique aqui.


A Trilha: A caminhada se inicia pela fazenda, é preciso fazer um cadastro e pagar uma taxa, no começo a caminhada é bem puxada, é bem importante não pegar pesado para não ter problemas posteriores. O caminho é o mesmo para o Pico do Paraná. Uma boa parada para lanche é no Getúlio onde se é possível avistar a represa e algumas montanhas, uma delas é o Itapiroca que fica bem à direita. Ao chegar na bifurcação do Pico do Paraná e Carutuva, segue sentido Pico do Panará. Um bom ponto de água é na bica, pegue água no que for preciso. Continue até a bifurcação do Itapiroca e depois é só seguir montanha a cima, um bom ponto de acampamento fica na primeira montanha, conhecida como Jardim, para chegar até o cume continue na trilha da montanha, no primeiro cume tem a caixinha e o segundo cume se pode avistar outras montanhas.

Informações gerais: Traga seu lixo de volta. Ponto de água é na bica, se esquecer, tem um próximo a entrada da trilha que leva até o cume, mas não recomendo, água não e tão boa assim. É uma montanha de muitas clareiras para acampar, evite fazer novas clareiras. Existe trecho de mata levemente fechada, recomenda-se usar roupas compridas para evitar arranhões. Dois trechos onde é preciso “escalaminhar”, não é possível acampar no cume.

Tempo total de trilha: 3 hrs de ataque ou 4 hrs com mochilas cargueiras


Dificuldade: Moderada

Possibilidade de se perder:
Média (trilha bem batida, porém no cume ao voltar para a barraca é possível pegar trechos errados.)

Altitude:
1805 metros

Visual no cume:
Pico do Paraná, Tucum, Camapuã, Cerro Verde, Caratuva, é possível ver a estrada da Graciosa, Curitiba e baia de Antonina/Paranaguá.


Tucum e Camapuã

Ciririca




Caratuva

Pico do Paraná

Baia de Antônia/Paranaguá