Powered By Blogger

Montanhas do Paraná e do Brasil

Montanhas do Paraná e do Brasil

Compartilhe

quinta-feira, 13 de março de 2014

Todo alpinista deverá recolher 8 kg de lixo do Everest


O governo do Nepal está aumentando a burocracia para quem pretende escalar o Everest. Nas últimas semanas foram divulgadas várias medidas como os valores das permissões de escalada e o escritório com policiais no acampamento base. Agora a nova medida obriga a todos os alpinistas a recolherem 8 kg de lixo da montanha.
O que a nova regra exige é que o alpinista recolha esses 8 kg de resíduos gerados acima do acampamento base, onde realmente a maior parte do lixo se acumula. Nestes 8 kg de lixo não estão incluídos garrafas de oxigênio e os próprios resíduos gerados pelo alpinista.
Estes resíduos devem ser entregues no Escritório de Controle de Poluição do Comitê do Monte Everest, uma instalação que será criada próximo ao acampamento base. Espera-se que esteja pronto para o início desta temporada de escalada que começa em abril. Quem não cumprir a exigência de entregar a quantidade de lixo necessária, receberá uma multa ou perda do depósito da expedição, no valor de U$ 4.000,00.
De acordo com as autoridades nepaleses cerca de 800 pessoas tentam escalar o Everest anualmente, entre alpinistas e sherpas. Com essa nova medida estima-se que anualmente será recolhido mais de 6 toneladas de lixo. 

Fonte: Extremos Portal da Aventura
Por: Elias Luiz