Powered By Blogger

Montanhas do Paraná e do Brasil

Montanhas do Paraná e do Brasil

Compartilhe

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Trilha do Malacara e Itaimbezinho - Praia Grande

Estrada para Praia Grande

                  O Parque Nacional de Aparados da Serra é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza localizada na serra Geral, encampando os desfiladeiros na divisa natural entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A unidade foi criada através do Decreto Nº 47.446, de 17 de dezembro de 1959, com uma área estimada de 13 000 ha (130 km²). O Decreto Nº 70.296, emitido em 17 de março de 1972, alterou os artigos 1º e 2º do Decreto Nº 47.446, reduzindo a sua área estimada para 10 250 ha (102,5 km²), em consequência de uma revisão dos limites. O parque tem como objetivo básico a preservação dos ecossistemas da Mata Atlântica, das florestas de araucária e do pampa gaúcho, de grande beleza cênica, possibilitando desta maneira a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico. A administração da unidade cabe atualmente ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O clima é temperado, com temperatura média anual de 16°C, sendo que o mês mais quente é janeiro e os mais frios são junho e julho. A precipitação acumulada anual média varia entre 1500 e 2250mm.
Fonte: Wikipédia
 

                  Em seu relevo encontrasse diverso cânion, como o Cânion Itaimbezinho; Cânion Fortaleza; Trilha do rio do Boi, Cânion Malacara entre outros. Alguns estão localizados na cidade de Praia Grande – SC considerada a capital dos cânions. Nosso destino era fazer a trilha do Rio do Boi, passando por diversos pontos dentro do Cânion de Itaimbézinho. Porém a natureza é quem manda, e bem nesse dia o rio estava um pouco acima do normal, 8 cm acima do permitido, e por motivo de segurança não foi autorizado pelo ICMbios fazer essa trilha justamente no nosso dia escolhido. Nosso guia Gabriel, no orientou que não seria possível faze-lo, pois um dia antes da nossa trilha, já tinha acontecido um resgate com um grupo que ficou ilhado. Então eles nos indicou uma outra trilha, bem mais curta e mais fácil que a do Rio do Boi, o Cânion Malacara, que mesmo assim tem a sua beleza natural. 

O Cânion Malacara, é a que menos é frequentada, tanto pela sua dificuldade que é leve como pela sua concorrente Rio do Boi que atrai mais atenção. A trilha está localizada um pouco mais de 6 km do centro de Praia Grande bem no final da Estrada Vila Rosa. É suma importância a contratação de guia da região para evitar qualquer dano na natureza ou que alguém possa se perder. O gps lá não funciona direito, então recomendo um guia. Quem nos guiou foi o Gabriel, guia cadastrado da região e com uma vasta experiência, nos passou todas as informações sobre a trilha e também nos levou ao passado do cânion. No final dessa postagem passo o contato do guia Gabriel e do hotel Praia Grande. 

Iniciamos a nossa caminhada entre 8:00 e 8:30 e poucos minutos de trilha já estávamos na nossa primeira travessia de rio. Nada muito difícil, com muitas pedras no caminho e a correnteza do rio fraco, foi possível passar bem numa boa. A água não estava muito gelada, pelo contrário, com o sol que prometida, a temperatura estava ideal para um bom banho. Conforme íamos caminhando nosso guia ia explicado sobre fatos que acontecia como por exemplo, caules de árvores que por causa das pedras no momento que o rio enche, as fere criando um tipo de trombose nas árvores. A segunda passagem pelo rio já foi mais tranquila e os paredões do cânion ia se aproximando cada vez mais. Logo passamos pela terceira travessia e quando chegamos na quarta e última travessia, nos deparamos com duas lindas piscinas naturais. Passamos direto pela piscina que mais parece uma hidromassagem natural, e fomos para a segunda, os mais corajosos pulavam de uma pedra enquanto muitos como eu só curtia as águas calmas daquele rio. Foi então que resolvi sair da água e pegar minhas coisas na mochila, quando do nada, um guia da região parou de repente assustado e eu na mesma hora fiz a mesma coisa. Uma caninana passeava sobre a minha mochila com quem não quer nada. Deveria ter pelo menos quase 2 metros, e nem se assustou com a nossa presença. Com um pouco de habilidade nosso guia conseguir tira-la do caminho, e ela seguia mata a dentro. Terminamos nosso banho e subimos mais uns 5 minutos a cima. Onde é possível ter uma bela vista de todo o paredão, voltamos e entramos em outra piscina da enorme banheira de hidromassagem, simplesmente fantástico. 

Como a trilha do rio do boi estava fechada, muitos estavam fazendo o Malacara. Na volta passamos por várias pessoas subindo o rio e com seus guias de trilha. Terminamos a caminhada já era umas 11:30, aguardamos a nossa van e logo voltamos para o hotel Praia Grande, trocamos de roupa e subimos para conhecer o Cânion Itaimbézinho. Saímos do hotel logo em seguida, nosso novo destino, todos estavam bem cansados, pois tínhamos feito uma viagem de 10 horas e ainda fazer uma trilha de um pouco mais de 3 horas. A estrada que leva até o cânion é tranquila, tem uma longa subida até o seu planalto. Uma estrada de chão com alguns trechos pavimentados. Conforme a van ia subindo a vista ia ficando cada vez mais bela. Levou-se aproximadamente uma hora para chegar até a portaria do cânion. Sem precisar pagar taxa alguma, entramos e fomos fazer primeiramente a trilha do cotovelo, uma caminha fácil de aproximadamente 50 minutos, logo você chega nos primeiros mirantes que é de tirar o fôlego. 

Continuamos até chegar num trecho que era possível ver por onde passa a trilha do Rio do Boi. Voltamos e fomos conhecer a Trilha do Vertigem, um pouco mais fácil em torno de 15 minutos você já chega do outro lado do cânion. Uma linda cachoeira com mais de 70 metros que fazia um grande barulho e uma vista linda de todo o traçado do cânion. Saímos do parque já era umas 17:00, assim que chegamos no hotel Praia Grande, nos preparamos para curtir a noite, fazer aquele churrasco para comemorar, pois no dia seguinte uma longa estrada nos esperava para voltamos pra casa.

Wikilog: Trilha do Malacara

Contatos:
Gabriel 
Email: canyoneaventura@gmail.com    Fone e Whatas:  48 99158-2128


Dn Alba
Hotel Praia Grande
Fone e Whats: 48 99107-7696




Paredões do Malacara








Guia Gabriel
Mergulho na piscina natural

Diz você o que está vendo


Hidromassagem natural


Trombose na árvore



Dn Alba - Proprietária do hotel

Foto: Patrícia Cardoso 

Foto: Patrícia Cardoso 


Nosso café da manhã