Montanhas do Paraná e do Brasil

Montanhas do Paraná e do Brasil

Compartilhe

terça-feira, 9 de março de 2010

Encontrado corpo de montanhista desaparecido no Mercedário

Desaparecido desde o dia 23 de fevereiro, o andinista Javier Paduczek foi encontrado, sem vida. Paduczek estava ascendendo o Cerro Mercedário, a oitava montanha mais alta dos Andes, com 6770 metros, localizada na província de San Juan, Argentina. Ele estava acompanhado de uma montanhista, Paula Morán, mas em um determinado momento, ele resolveu se separar para tentar uma rota diferente, mas Javier não voltou ao acampamento. Paula esperou pelo amigo no refúgio “La Ollada”, a 5600 metros de altitude e como ele não apareceu, ela decidiu pedir ajuda.
Um total de 15 resgatistas fizeram as buscas, até finalmente acharem o corpo do andinista portenho dentro de uma greta na montanha. Não há informações se ele faleceu com a queda, ou se, preso dentro de uma greta e não tendo como sair, ele veio a falecer por hipotermia ou outros fatores. Esta temporada foi ruim nos Andes Centrais, houve mais nevascas e ventos do que o normal, o que pode ter ocultado a greta onde Javier caiu.

Esta é a oitava morte no Cerro Mercedário, um número que pode ser considerado elevado, já que são poucas as expedições que tentam escalar esta montanha.

Segue Histórias de cada um (link)

1959 - Um chileno - (sem nome)

1981 - Ama Tucumana - (montanhista feminina sem nome)

1999 - Um americano - (sem nome)

2002 - Um Militar - Cláudio José Jurczyszyn

2003 - Um Alemão - Andreas Colli

2005 - Marcos Ceballo

2005 - Um Fotógrafo Americano - Carl Skoog


Fonte: Alta Montanha




Nenhum comentário: